Historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
LIVIA GONÇALVES ROCHA PASINI

AULAS DE HISTÓRIAS, GEOGRAFIA E ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE DIALOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.
METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES, METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A AULA.

CACHOEIRA DO SUL
2010FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
LIVIA GONÇALVES ROCHA PASINI

AULAS DE HISTÓRIAS, GEOGRAFIA E ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE DIALOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.
Produção de Aprendizagem apresentada à UTA- Historicidade, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.Tutor Local: Letícia Paixão
Centro Associado: C.A Cachoeira do Sul.

CACHOEIRA DO SUL
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................... 03
2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DOCONTEXTO ESCOLAR............................................. 04
2.1 A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I............... 04
2.2 A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I........... 05
3. A DISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I ...................... 06
4. DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA,GEOGRAFIA E
ARTE............................................................................................................... 06
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................... 08
REFERÊNCIAS............................................................................................... 09

1.INTRODUÇÃO

Com esta Produção deAprendizagem pretendo fazer uma abordagem com o tema As aulas de História, geografia e artes no ensino fundamental I: espaço para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar, articulando os conteúdos ministrados durante a UTA Historicidade, metodologia do ensino de artes, metodologia do ensino de geografia, metodologia do ensino de história, pesquisa e práticaprofissional – a aula.
Esta P.A tem o objetivo de fazer uma revisão teórica e reflexão dos conteúdo.
A metodologia usa para a construção desta será a pesquisa na internet, leitura em livros e revistas, nas obras bases disponibilizadas nesta UTA .
Nesta P.A serão trabalhados os seguintes conteúdos AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DEDIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A DISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I, DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E
ARTE.

2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOSPARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

A definição de intercultural se faz quando o sujeito interage na escola, e partilha, produzindo e sistematizando de saberes referentes à afirmação de identidades críticas e criativas.
Uma explicação sobre a constituição da aula na perspectiva da didática intercultural é compreendido como campoinvestigativo na sala de aula onde a prática pedagógica e o tempo vivido, nas trocas de experiências assumam lugar de destaque nos processos de aprimoramento do conhecimento.

Assim Araujo (2010, p.74) afirma:

A aula resulta da convergência de múltiplas culturas representadas no espaço escolar e quer se expressam nas narrativas e práticas de alunos e professores. É produzida na...
tracking img