Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTÓRIA


AS TRANSFORMAÇÕES DEMOGRÁFICAS, SOCIAS E CULTURAIS

Demografia

Desde a integração de Portugal na CEE que a demografia tem sofrida profundas alterações. A população não pára de envelhecer, consequência de Portugal ser um dos países da União Europeia com a natalidade mais baixa.
As assimetrias são visíveis em todo o território nacional, os jovens saem do interiorem busca de melhores condições de vida nas zonas periféricas de Lisboa e Porto. Algarve e Setúbal cada vez mais têm aumentos significativos populacionais.
O nosso país como oferecia boas condições de vida, tornou-se um destino de imigração. Desde o fim da década de 70 que os imigrantes vêem de países africanos de língua portuguesa e oferecem uma mão-de-obra desqualificada dirigida à construçãocivil.
Na década de 80, destaca-se a entrada de imigrantes brasileiros, que se empregam na restauração e no comércio, e são atraídos por um país que lhes oferece um acesso directo à Europa. Em meados da década de 90 é a vez dos ucranianos, russos, romenos e moldavos, são oriundos de países ex-comunistas e trazem mais qualificações que o habitual, actualmente é possível encontrar-se um licenciadoucraniano a trabalhar nas obras em Portugal, o que para eles é perfeitamente normal. Também, estes emigrantes vêm Portugal como porta de entrada para outros países europeus através do espaço Schengen (acordo que aprova a livre circulação de bens, pessoas, capitais, entre outros por toda a UE). Sociedade e Cultura
A sociedade portuguesa actualmente é muito mais aberta do que quando Portugal entrouna UE. A mulher impõe-se na sociedade, a sua emancipação, visto que, 64% da mão-de-obra dos serviços é feminina e o seu nível de instrução introduzem alterações na população activa.
Na família as relações entre o casal tornam-se iguais, afirmando direitos iguais tanto para o homem como para a mulher. É nesta altura, que as famílias tradicionais diminuem e aparecem cada vez mais as famíliasmonoparentais e as mães solteiras. É visível uma diferença entre o nível de instrução entre país e filhos. Actualmente, esta situação está mais atenuada em Portugal e cada vez mais se gastam mais quantias com a educação dos filhos. De salientar, em 1998, José Saramago deu a Portugal o Primeiro Prémio Nobel da Literatura.
A televisão decorreu como uma transformação cultural em Portugal, e começam asurgir os canais independentes é o caso da TVI, da SIC, entre outros. Também surge a época dos telemóveis.

A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIAS
A democracia portuguesa encontra-se ligada em todos os aspectos à União Europeia.
Quando Portugal entrou para a união europeia, a prioridade era consolidar a democracia portuguesa que, entre 1974 e 1986, passou por uma grande instabilidade política e poracrescidas dificuldades económicas decorrentes dos exageros revolucionários. Com a integração na comunidade, Portugal tinha como objectivo preservar as jovens instituições democráticas ameaçadas nos seguintes após a revolução de 25 de Abril.
Desde a integração europeia de Portugal o percurso democrático não registou grandes alterações. O raro contacto com modelos e padrões de intervenção pública,convivência entre políticos de múltiplos países com rígidas tradições democráticas, o contacto de instituições homólogas, os acordos, os compromissos parados foram criando um obstáculo ao desenvolvimento da sociedade democrática.
Em suma, actualmente em Portugal existe liberdade e tolerância e todos nós somos livres para escolhermos quem queremos que sejam os nossos representantes políticos, nãoexistindo exilados, deportados, ou até presos políticos, como acontecia anteriormente, caso de Mário Soares ou Álvaro Cunhal. Portugal detém prestígio democrático merecendo a confiança dos seus parceiros comunitários e do Mundo. Para mostrar o prestígio do país, temos o convite dirigido a Durão Barroso para presidir a União Europeia.

AS RELAÇÕES COM OS PAISES LUSÓFONOS E COM A ÁREA IBERO-AMERICANA...
tracking img