Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branca” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos osfilhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei.
Como seus pais continuariam escravos, a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças que nasciam livres. Poderiam ficar aos cuidadosdos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. O primeiro caso foi o mais comum e beneficiaria os senhores que poderiam usar a mão de obra destes “livres” até os 21 anos de idade.* A Lei Eusébio de Queirós foi a legislação que proibiu definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil, consagrando para a história o nome de seu autor, Eusébio de Queirós Coutinho MatosoCâmara, na época ministro. Aprovada em 4 de setembro de 1850, apesar de não ter sido a primeira a proibir o tráfico de africanos para o país, foi a primeira a surtir impacto relevante sobre a escravidão.* No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea que declarava extinta a escravidão no Brasil. Vários fatores causaram a assinatura desta Lei, dentre eles a rebeldia dos escravose as campanhas abolicionistas.

* Padre Antônio Vieira nasceu na cidade de Lisboa (Portugal) em 6 de fevereiro de 1608 e morreu na cidade de Salvador (Bahia) em 18 de julho de 1697. Foi para aBahia, ainda pequeno, onde recebeu ordenação sacerdotal e começou a atuar na Companhia de Jesus, que era um movimento cristão de catequização indígena, que discriminava a escravidão pelos colonos, aomesmo tempo em que também utilizava a mão de obra indígena. O padre Vieira foi um grande e produtivo escritor do barroco em língua portuguesa. Como pregador, defendia os interesses do Brasil contra aganância da Metrópole, defendia os escravos, os judeus e insistiu numa ação decisiva contra o invasor holandês.

* A vida durante a escravidão no Brasil: Nas fazendas de açúcar ou nas minas de...
tracking img