Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na unidade 2, apresentamos algumas estratégias de leitura com o objetivo de aprimorar a compreensão de textos e desenvolver a competência leitora, aspectos essenciais para os seus estudos
Nessaatividade de aprofundamento, vamos, então, pôr em prática algumas estratégias que o auxiliem a fazer leituras proveitosas no âmbito acadêmico.
 Após a leitura de um editorial selecionado, você vaielaborar três respostas-texto que deverá enviar para a avaliação do tutor. Numa só atividade, trabalhamos, portanto, a leitura e a escrita, processos que, aliás, andam sempre juntos.
O Editorial, que vocêvai ler para fazer essa atividade, trata de um aspecto de linguagem relacionado a um assunto da esfera pública e política que causou muita repercussão na mídia.
Antes de ler o texto mais detidamentepara responder às questões propostas, faça uma leitura rápida, mas integral, sem deter-se em palavras e estruturas desconhecidas ou complexas, seguindo as orientações abaixo para refletir sobre o seuprocesso de leitura do texto:
 
(Importante: você não deve responder por escrito a estas questões abaixo. Elas servem apenas para fazer você pensar durante a leitura. As questões que devem serrespondidas e enviadas estão colocadas depois do texto).
 
- Observe o título do texto: a partir dele podemos identificar o assunto de que ele trata? O título é objetivo ou exige que o leitor façainferências sobre o que vai ler?
- Observe a data e o nome do jornal para determinar a atualidade (ou não) do editorial e o perfil do público a que ele se dirige.
- Durante a leitura, torne consciente ouso de seus conhecimentos prévios, sobre o fato tratado, sobre as personalidades citadas no editorial e sobre o uso da língua, para a compreensão do texto.
 
Vamos à leitura, então:
 
Supremoblá-blá-bláeditoriais@uol.com.br  
Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos....
tracking img