Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(UFPE) Questão 3: Apesar de sua participação na Independência do Brasil, D. Pedro I não conseguiu tornar-se um governante popular. Nesse sentido, podemos lembrar a Confederação do Equador, que foi umdos movimentos de reação ao autoritarismo do imperador. Por ocasião desse movimento, os rebeldes participantes: Marque a alternativa incorreta:
A - criticaram a Constituição de 1824, considerando-acentralizadora.B - buscaram, com sucesso, contar com o apoio das províncias vizinhas.C - eram radicalmente contra a escravidão.D - formaram brigadas populares para radicalizar a luta.E - contaram coma ajuda de membros do clero local.

(UCS/RS) Questão 6: Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as diferenças e/ou semelhanças entre a Carta outorgada por D. Pedro I, em 1824, e aConstituição Republicana promulgada em 1891.
A - Ambas previam o voto censitário, ou seja, só teriam direito de voto aqueles que comprovassem uma determinada renda, o que valia também para o direito àcandidatura.
B - A religião Católica Apostólica Romana, declarada oficial no Império, assim continuou na República, só que a partir deste período com base em artigo específico da Constituição de 1891.
C- A Carta de 1824 estabelecia quatro poderes, reduzidos a três na
Constituição de 1891, com a supressão do Poder Moderador.
D - Ambas se basearam na constituição norte-americana, em especial, noprincípio do federalismo, pelo qual as províncias teriam ampla autonomia política e administrativa.
E - Diferentemente da Carta de 1824, a Constituição de 1891 garantia o direito de voto a todo cidadãobrasileiro, independentemente de sexo, raça, credo ou nível de escolarização.

(UFPE) Questão 8: No governo de D. Pedro I, a situação do Brasil:
A - assistia a dificuldades diplomáticas, devido ànão aceitação da
Inglaterra, de considerar o Brasil como um país independente;
B - era de estabilidade política, em face do apoio da maior parte da população, e devido ao fato de o imperador ter...
tracking img