Resumo segundo capito do livro a importancia do ato de ler - paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Segunda parte do Livro A importância do ato de ler

Na segunda parte do livro o autor é bem claro quanto ao seu posicionamento sobre a educação. Nesta, ele vem falar sobre a alfabetizaçãode adultos e bibliotecas populares.
Faz-se necessário relembrar o que Freire tem chamado de prática e compreensão critica da alfabetização. Em um relato no texto o autor deixa bem claro que “acompreensão critica da alfabetização (...) demanda a compreensão critica da biblioteca” fazendo assim com que uma esteja diretamente ligada a outra, sendo uma imprescindível pra que a outra ocorra.
Oprofessor não é um ser salvador dos alunos e os alunos não são pobres coitados que precisam da caridade destes. O professor tem como papel, o de mediador entre o aluno e o aprendizado, fazendo doconhecimento uma construção em conjunto. Sendo necessário para isso que ele tenha coerência entre discurso e pratica. Cabe a ele compreender que a alfabetização deve ser libertadora e formadora do cidadãocritico e que por sua vez possa ter sua palavra ouvida.
A biblioteca popular em sua forma de visão critica, da ênfase a cultura popular que vai diretamente contra a classe elitista, quedesconsidera a escola da vida, apenas considera o que é aprendido na escola a qual tenta “elitizar” o saber. A biblioteca popular assume uma posição critica diante dessa elitização do saber, exigindo que hajarespeito ao saber popular, a cultura do povo. Sendo assim ela deve ser vista como algo que vai alem de um apanhado de livros, mas sim como um acervo de histórias e culturas que retratam a visão demundo que esta presente nesse acervo popular.
Para Freire é por meio da alfabetização que o Brasil será redescoberto, com uma alfabetização libertadora, tendo em vista a oportunidade de construçãoda consciência critica do educando, realmente emancipadora, que faça o cidadão enxergar (ler) o mundo a sua volta e não apenas decodificar letras, mas que possa de fato compreender o que esta...
tracking img