Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª questão-
Faça um texto explicando a divisão da história que foi adotada no nosso livro “Fundamentos Históricos da Educação”: quais foram os critérios usados? Identifique as principais características e os aspectos mais relevantes da educação de cada período.


No livro “Fundamentos Históricos da Educação” a divisão da história escolhida foi a dos critérios da historiografia francesa,também chamada de historiografia tradicional. Nessa divisão o que separa um período do outro são os grandes acontecimentos políticos. Foi adotado também o quadripartismo, ou seja, a divisão da história da educação nos seguintes grandes períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Considerando os textos apresentados no livro “Fundamentos Históricos da Educação”, aseguir serão identificados as principais características e os aspectos mais relevantes da educação de cada período.
Na Idade Antiga, a educação foi marcada pelos gregos e pelos romanos. E até hoje sua influência se perpetua.
A partir das cidades de Atenas e de Esparta é possível registrar os dados mais interessantes sobre a educação na Grécia antiga. Em ambas, o indivíduo era subordinado ao Estado.Em Atenas, o objetivo era educar o homem para o belo e para o bem, tanto no aspecto físico quanto moral. Em Esparta, o objetivo era a disciplina da alma e do corpo, privilegiando-se a força física, buscando-se a formação de atletas e soldados.
Na Grécia, a poesia e o teatro cumpriram um papel educativo muito importante. Através dessas obras de arte expressavam-se concepções de vida ecomportamentos humanos.
A educação na antiguidade grega sempre teve como objetivo o homem como indivíduo e como ser social e sua educação.
Os princípios norteadores da educação romana tinham como objetivo formar cidadãos atuantes na vida pública. Os jovens eram educados para serem fortes na guerra, mas também para serem eloquentes nos debates junto às sessões do senado romano.
Após o fim do governoromano, na Idade Média, a disseminação da religião cristã tornou-se intensa. O ensino era realizado somente nos mosteiros. Com o passar do tempo, além dos ensinamentos religiosos, adotou-se o ensino do trivium (ensino da gramática, da retórica e da dialética) e o ensino do quadrivium (ensino da aritmética, da geometria, da astronomia e da música) que durou por quase toda a Idade Média.
A educaçãocaracterística da primeira parte da Idade Média sofre uma profunda alteração com a instauração do Império Franco, sob o comando de Carlos Magno que tinha como meta fazer renascer o Império Romano com valores cristãos - um novo Império Cristão.
O declínio do Império Romano, ocasionou o desaparecimento da vida urbana. A partir do século XI, houve a retomada lenta e gradual da vida nas cidades. Ascidades se tornaram um novo espaço social e cultural, possibilitando que as escolas se transformassem em universidades, um novo espaço para que se realizassem as investigações intelectuais. Esse aumento de importância das coisas civis implicou na diminuição da força do mundo religioso.
As cidades e os homens cultos passaram a se encarregar da educação. Escolas e institutos organizados por leigoscomeçaram a aparecer.
Quando ocorreu essa inversão de valores, o ideário medieval começou a desaparecer e uma nova etapa se anunciou: o humanismo e o renascimento.
A Idade Moderna caracterizou-se por um longo processo de transformação, durante o qual o declínio medieval se consumou e a revolução burguesa se estruturou. Nos três séculos de sua duração, a idade Moderna foi palco da luta entre osremanescentes do feudalismo e os que buscavam consolidar novas formas de se produzir a riqueza. Todo esse conjunto de transformações criou os fundamentos para a Revolução Industrial do século XVIII e a consolidação do capitalismo industrial e urbano ao longo do século XIX. Esse contexto tornou claro para os novos pensadores a necessidade de se educar as novas gerações. Educar para o novo mundo que...
tracking img