Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3

3 OBJETIVOS 4

4 METODOLOGIA 5

REFERÊNCIAS 5

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Para este estágio foi escolhido o tema Independência do Brasil, para medir o nível de aprendizagem dos alunos, e o conhecimento dos professores sobre o assunto. Além de denotar a importância que é dado ao tema na vida escolar e na sociedade. Parafazer a intervenção foi escolhido esse tema com o objetivo de trazer um conhecimento sobre a data 7 de setembro, reconhecer símbolos, desenvolver sentimento de respeito pela Pátria. Sendo que é importante a criança saber, porque desfilamos e a construção da identidade de nosso País.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No do Brasil, o dia 7 de setembro significa o dia da Independência o dia daPátria, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Ocorreram muitas revoltas pela libertação do Brasil,nas quais muitos brasileiros perderam a vida.
Os que morrem achavam que valia a pena sacrificar-se para melhorar a situação do povo brasileiro. Queriam uma vida melhor, não só para eles, mas para todos os brasileiros.
Mas a Independência do Brasil só aconteceu em 1822. E não foi uma separação total, como aconteceu em outros países da América que, ao ficarem independentes, tornaram-serepúblicas governadas por pessoas nascidas no país libertado. O Brasil independente continuou sendo um reino, e seu primeiro imperador foi Dom Pedro I, que era filho do rei de Portugal.
De acordo com DEMO (1994, p. 87), coloca:

“O aluno precisa abandonar definitivamente a condição de objeto da aprendizagem. Sua função não é copiar e reproduzir, masreconstruir, construir sob orientação do professor...”,

Historicamente, o processo da Independência do Brasil ocupou as três primeiras décadas do século XIX e foi marcado pela vinda da família real ao Brasil em 1808 e pelas medidas tomadas no período de Dom João. A vinda da família real fez a autonomia brasileira ter mais o aspecto de transição. O processo da independência foi bastanteacelerado pelo que ocorreu em Portugal em 1820. A Revolução do Porto comandada pela burguesia comercial da cidade do Porto, que foi um movimento que tinha características liberais para Portugal, mas, para o Brasil, significava uma recolonizacão. O processo da Independência do Brasil acabou em 1822, quando Dom Pedro proclamou a Independência, se separando assim de Portugal. Antes de o Brasil conseguir suaIndependência muitos brasileiros perderam a vida para melhorar a situação do povo brasileiro.
No início do século XIX Napoleão Bonaparte era imperador da França. Ele queria conquistar toda a Europa e para tanto derrotou os exércitos de vários países. Mas não conseguiu vencer a marinha inglesa. Para enfrentar a Inglaterra, Napoleão proibiu todos os países europeus de comercializar com os ingleses.Foi o chamado Bloqueio Continental (Congresso de Viena). Nessa época, Portugal era governado pelo príncipe regente Dom João. Como Portugal era um antigo aliado da Inglaterra, Dom João ficou numa situação muito difícil: se fizesse o que Napoleão queria, os ingleses invadiriam o Brasil, pois estavam muito interessados no comércio brasileiro; se não o fizesse, os franceses invadiriam Portugal. Asolução que Dom João encontrou, com a ajuda dos aliados ingleses, foi transferir a corte portuguesa para o Brasil o que acabou por culminar mais tarde na independência do Brasil. Em novembro de 1807 Dom João com toda a sua família e sua corte partiram para o Brasil sob a escolta da esquadra inglesa. Quinze mil pessoas vieram para o Brasil em quatorze navios trazendo suas riquezas, documentos,...
tracking img