Artigo- endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa de Aprendizagem complementar
Vol. I, Nº.1, Ano 2010

Anhanguera Educacional

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO

Resumo

A falta e/ou a má qualidade da comunicação em todos os níveis dentro da empresa contribui muito para um serviço não confiável. A comunicação que se busca com o Endomarketing transcende a comunicação tradicional de apenastransmitir algo. O que se busca agora é entendimento, alinhamento. Todos devem entender o que fazer e por que e como seus resultados se relacionam aos dos outros e aos objetivos gerais da empresa.
Motivação é o carro chefe para o alinhamento e o comprometimento, elementos essenciais na busca de resultados. O instrumento por excelência para que isso aconteça é o Endomarketing.

Palavras-Chave: 1.Comunicação empresarial; 2. Motivação e comunicação; 3. Endomarketing; 4. Informação e alinhamento; 5. Marketing para empregados

abstract

The lack and / or poor quality of communication at all levels within the company contributes to a very unreliable service. The communication that seeks to transcend traditional communication Endomarketing only convey something. What is sought now isunderstanding, alignment. Everyone should understand what to do and why and how their results relate to others and the general objectives of the company.
Motivation is the flagship for the alignment and commit-ment are essential elements in the search results. The instrument par excellence for this to happen is the Endomarketing.

Keywords: 1. Corporate Communications, 2. Motivation and communication 3.Endomarketing 4. Information and alignment 5. Marketing employee

1. CONCEITO DE ENDOMARKETING

Endomarketing: é uma palavra criada por Saul Bekin e patenteada por ele em 1995. Entende-se por Endomarketing as ações de marketing voltadas aos empregados de uma empresa. Tem como objetivo mobilizá-los com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e metas da organização. Além davisão de Bekin, serão relacionados aos seus pressupostos teóricos, os conceitos de Endomarketing também de outros estudiosos de marketing, como Berry & Parasuraman, Grönroos e Theodore Levitt. Para atrair clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e atender clientes. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas, sim, proporcionarsatisfações que conquistem os clientes. Devem propagar essa idéia (e tudo que ela significa e exige) por todos os cantos da organização. Deve fazer isso sem parar, com vontade, de forma a motivar e estimular as pessoas que fazem parte dela (...) Em resumo, a organização precisa aprender a considerar que sua função reside não na produção de bens ou serviços, mas na aquisição e retenção de clientes, narealização de coisas que levem as pessoas a querer trabalhar com ela. Theodore Levitt –Artigo “Miopia de Marketing”. Bekin (2004) confessa que a leitura desse artigo de Levitt foi a semente conceitual do Endomarketing, como também para muitos softwares voltados para Clientes e empregados e igualmente à comunicação empresarial.

2. O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:
Na atualidade, tecnologia,comunicação em demasia e a globalização tornam os produtos e as empresas muito parecidas e saturam o mercado. Nesse cenário a competição é baseada em inovações dinâmicas, na qualidade do atendimento e na gestão de relacionamentos. Estamos diante da Era do Conhecimento. Pessoas, na Era do Conhecimento, não é mais trabalho, são capitais. Pessoas são recursos e não custos. O 4° papel do capital naeconomia hoje está sendo desempenhado pelo conhecimento. Mais importante que a tecnologia, são os elementos informação e o conhecimento que os materializa. O que conta é a criatividade e inovação no uso da tecnologia e na sua construção. Os recursos básicos para a criação de riquezas são informação e o conhecimento. E quem detém esses recursos são as pessoas. A comunicação nas organizações tem um...
tracking img