Habilidades administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

O presente trabalho é um estudo de caso em uma empresa do setor petroquímico, com o objetivo de analisar o impacto que o custo inflacionário provoca na análise das demonstrações contábeisnas empresas. O estudo foi realizado tomando-se como base as demonstrações contábeis publicadas através de dois relatórios contábeis: um levando em consideração o custo histórico e outro reconhecendoo custo inflacionário nos exercício de 2005 e 2006.
Os autores do estudo fizeram uma introdução explicativa, relatando que os demonstrativos contábeis tiveram dois períodos distintos. No primeiroperíodo, que surgiu com a lei nº 6404/76 (lei das sociedades por ações), levava-se em conta o fator de correção monetária nos demonstrativos contábeis. O segundo período surgiu a partir da estabilizaçãoda economia brasileira, com a promulgação da lei 9249/95, onde foi extinta a abrigatoriedade da realização da correção monetária nos demonstrativos societários e fiscais. Essa lei foi um divisor deáguas, e a partir daí surgiu uma grande discussão entre os estudiosos da contabilidade. A grande questão é: o não reconhecimento do custo inflacionário ( variação do custo aquisitivo da moeda) é relevantenas demonstrações contábeis?
Para buscar comprovação a respeito do custo inflacionário, o grupo que analisou a situação problema, desenvolveu um estudo através de pesquisas bibliográficas comalguns autores da área contábil, e uma pesquisa documental que foi feita em uma empresa de capital aberto.
Essa empresa é uma das poucas que ainda demonstram seus resultados em custo histórico e em moedade poder aquisitivo constante. Os analistas usaram para sua pesquisa, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e as notas explicativas nas empresas para fazer um estudo atravésdo método de Assaf Neto (2007), onde foram selecionados quatro indicadores econômicos e financeiros que são: a liquidez, o endividamento, a estrutura e a rentabilidade.
Na análise feita no...
tracking img