Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da obra “HISTÒRIA DA RIQUEZA DO HOMEN “ de Léo Huberman – 10° Edição brasileira de 1974 publicada pela Zahar Editores, baseado na tradução da 3° ediçao publicada em 1959 pela Monthy ReviewPress, Nova York , E.U.A

Autor: Francisco Lourenço da Silva
Engenheiro Civil e Mestre em Administração

Na estrutura politica e social do periodo de produção eram totalmente baseados no que vinhada terra, sendo considerado homen rico quem dispunha de terras araveis de modo que os outros produtos que nao fossem oriundos da agricultura eram de pouco valor. Desta forma a divisao das terras sedava entre as elites atraves do conceito de vassalagem que implicava em direitos e deveres baseados nos costumes dos feudos, onde todas as propriedades eram do Rei. Porem este arredava suas terras empartes aos Duques e estes por sua vez a arredavam aos condes e esses aos senhores feudais que novamente arredavam aos Servos que eram os responsaveis finais por trabalharem a terra.
A nobreva e ossenhores feudais tinham compromissos economicos e militares entre si e o Servo era o que servia a todos com seu trabalho nas terras e como soldados quando solicitados e os feudos tinham tambem comocaracteristicas a sua divisao em tres parcelas de terra, onde era praticado o rodozio d eculturas com um periodo de descanso.
Outro polo importante de poder alem da Nobreza era a igreja Catolica,detentora da maior aprcela de terra principalmente atraves de doaçoes e cobrança de dizimo, atuando da mesma maneira que 0os senhores feudais em relaçao a administração de seus bens. Dessa forma a sociedademedieval era composta por tres elementos fundamentais:
* A igreja responsavel por cuidar das nescessidades espirituais e assistencias.
* A Nobreza atuanedo como braço armado a serviço damanuntenção do poder, e
* Os Servos atuando no cultivo e dela retirando o sustento de toda a sociedade feudal .
Neste periodo o comercio ainda era dificel em função das precarias condiçoes de...
tracking img