O abuso sexual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A violência sexual tem ocupado espaço nos debates institucionais e acadêmicos, por se ter atualmente o entendimento que este não é um campo apenas da justiça ou da saúde pública, pois não se trata deuma violência unilateral e sim multifacetada. Por isso, exige a participação de diversos profissionais e segmentos, para o entendimento do fenômeno e atuação sobre suas conseqüências
As vítimasde violência sexual freqüentemente encontram-se isoladas e invisibilizadas, distante de seus direitos constitucionais e de proteção à saúde e acesso a justiça. Resistem em revelar o ocorrido, poistemem a exposição de sua intimidade e possuem baixa expectativa com os resultados da Justiça. Reagem negativamente a condução do inquérito policial e do exame pericial sem contar o constrangimento emconfrontar o agressor no tribunal e o risco de ter sua história desqualificada.
A grande maioria das vítimas desiste de procurar a Justiça, mesmo sabendo que a denúncia é a única forma de conter aviolência e desconhecem a gravidade dos riscos físicos e emocionais da violência sofrida.
A violência sexual é um fenômeno universal que atinge indistintamente homens e mulheres, em qualqueretapa da vida, independente de religião e classe social. Se constitui uma das mais amargas expressões da violência de gênero e uma brutal violação dos direitos humanos, sexuais e reprodutivos.Soma-se ainda a isso a violência sexual incestuosa que atinge crianças e adolescentes, no espaço familiar que é caracterizada pela estimulação sexual intencional, por parte de algum dos membrosdo grupo familiar que possuí relação parental com a vítima.
Geralmente a violência sexual incestuosa começa quando a criança tem em torno de cinco anos e até uma relação completa se consumar,ela é manipulada, acariciada e pode sofrer vários outros tipos de abuso, principalmente as ameaças constantes para que não seja revelado o que acontece e ao mesmo tempo a vítima pode obter privilégios...
tracking img