Historia unilever brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Unilever no Brasil
Conheça aqui a história de uma empresa que há 80 anos está presente na vida dos brasileiros.
O início de um grande negócio
A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra. William Hesketh Lever – fundador da Empresa que hoje é uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza – teve uma idéia original e muito bem aceita: dar nome eembalagens individuais aos sabões que fabricava.
Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas claro que não foi só por isso: Sunlight também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas-de-casa.
O sucesso veio rápido e logo a Empresa expandiu sua atuação paraoutros países. Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação da Irmãos Lever na cidade de São Paulo.
Acompanhe a seguir a trajetória da Irmãos Lever década a década.

Anos 20
No último ano da década, a inglesa Lever Brothers realiza uma fusão internacional com uma companhiaholandesa e envia três representantes ao Brasil para abrir uma filial.
Os primeiros passos
1929
* Três representantes da Unilever vêm ao Brasil para fundar a Sociedade Anônima Irmãos Lever, em São Paulo. Seu primeiro escritório passa a funcionar na Praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade, de onde coordenam a distribuição e venda de seus primeiros produtos, importados da matriz naInglaterra: o sabão Sunlight e os Flocos Lux, para lavar roupas delicadas.
* Quando a Irmãos Lever chega ao Brasil, a empresa brasileira José Milani e Cia. faz sucesso no mercado de higiene pessoal, especialmente com o sabonete Gessy. O negócio começara em 1897, quando José Milani adquiriu uma fábrica que produzia menos de 100 quilos de sabão por mês para transformá-la numa verdadeira indústria empouco mais de duas décadas. Mais tarde, essa empresa teria uma participação decisiva na história da Irmãos Lever.

Anos 30
A Irmãos Lever instala sua primeira fábrica no Brasil e começa a influenciar o mercado com uma forma própria de fazer negócios, além de inaugurar sua participação na área de higiene pessoal.
Inovar para crescer
1930
* A quebra da Bolsa de Nova York ainda impõedificuldades para a importação. Logo que chega ao Brasil, a Irmãos Lever trata de providenciar sua primeira fábrica local. Inaugurada, ela começa a produção nacional do sabão Sunlight e dos Flocos Lux.
1931
* A Irmãos Lever inaugura a Lever’s International Advertising Service, ou simplesmente Lintas, uma agência de publicidade criada pela matriz para a elaboração dos próprios anúncios. No Brasil, elaajudaria a desenvolver a publicidade local difundindo técnicas inéditas.
1932
* A Unilever lança no Brasil um de seus maiores sucessos no exterior: Lux, o sabonete das estrelas. O nome, no entanto, precisa ser adaptado para Lever, pois aqui a marca Lux já pertencia às Indústrias Matarazzo.
* A pequena empresa de José Milani ganha fôlego e se transforma numa sociedade anônima, a CompanhiaGessy Industrial, que passa a veicular anúncios de seus produtos em revistas.

Anos 40
Pesquisas com o consumidor e propagandas nas rádios colaboram para o crescimento da Irmãos Lever.
Nas ondas do rádio
1941
* Com a popularização do rádio, a Irmãos Lever torna-se uma das primeiras empresas a investir pesado no veículo, que nos anos 40 já consumia 80% da verba publicitária daOrganização. A Gessy também se fazia presente entre os ouvintes com programas como Nada Além de Dois Minutos e Versos e Melodias.
1942
* O sabonete Lifebuoy chega ao mercado com campanhas que exploram com irreverência os problemas causados pelo “cê-cê”, sinônimo de “cheiro de corpo”. Seu principal atributo no exterior é sua ação desodorante. Como banho aqui é um hábito diário, chega-se a pensar na...
tracking img