Historia rio grtande do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO GRANDE DO SUL – OCUPAÇÃO - MISSÕES

Habitantes originais : Jê ( kaigangues); Pampianos ( Charruas, Iorós, minuanos, Guenoas e Chanás ); Guaranis ( agricultores ) MISSÕES JESUÌTICAS Entre 1610 e 1628 , as bandeiras paulistas liquidam os indígenas do litoral de Santa Catarina e atacam as reduções guaraníticas de GUAÍRA para escravizar índios. 18.000 foram escravizados. Em 1626, Jesuítasfundam a redução do TAPE a esquerda do rio Uruguai. Em 1634 introduzem o gado na missão. Em 1640 , a restauração do trono Português fez validar o Tratado de Tordesilhas e a expulsão reativou o tráfico negreiro e as bandeiras no sul perderam seu sentido lucrativo. .FORTES MILITARES – . Em 1680 , os portugueses fundam Colônia do Sacramento, a margem do rio da Prata. . Em 1737, Silva Paes fundou aComandância Militar de São Pedro do Rio Grande, para controlar o avanço espanhol no sul.. GUERRA GUARANÌTICA – Portugal , pelo Tratado de Madri (1750), cedeu a Espanha Sacramento e as Filipinas recebendo em troca os Sete povos das missões, o oeste catarinense e a amazônia, porem não queria ficar com os missioneiros. Assim,rejeitados por portugueses e espanhóis e negando-se a sair da região, osmissioneiros rebelaran-se e foram massacrados por ambos exércitos coloniais. Sepé-tiaraju e Neenguiru comandaram a resistência

RIO GRANDE DO SUL : OCUPAÇÃO - O AVANÇO ESPANHOL
A zona marro escuro é o que ficou reduzido a Província de São Pedro em 1769 a 1776. A linha verde é a rota da tropa de ocupação espanhola

Fortaleza de Santa Tereza – Chuí – construída para barrar o avanço português no séculoXVIII

As Charqueadas

O GADO ; VACARIA DEL MAR E AS CHARQUEADAS

As charqueadas , em Pelotas, surgiram em torno de 1780. Anteriormente, o charque já era produzido no sul do continente, mas de maneira artesanal e em pequena escala. No entanto, uma série de secas sucessivas no Nordeste, onde estava concentrada a maior produção de charque do país, criou uma oportunidade para o produto gaúcho.E o charque começou a ser produzido em maior escala, exportado para São Paulo e Minas. Miséria com uma enorme população escrava, Pelotas era, potencialmente, um foco de rebeliões. Para que se tenha uma idéia do tamanho da população escrava de Pelotas: existiam ali, em 1833, 5.169 escravos, 3.555 homens livres e 1.136 libertos.

1732 Estrada Real 30 dias de percurso de Viamão a São Paulo peloLitoral Aberta por Cristóvão Pereira

VACARIA DEL MAR – Com a destruição das Missões o gado foi transferido e criou-se solto nos pampas ( Gado Chimarrão) e foi apresado para tirada do couro. Portugueses, espanhóis, Vagos ( gaúchos ), Índios liquidaram o rebanho em 1739. Formou-se um caminho de Tropas de gado do sul para Sorocaba em São Paulo. O charque passou a alimentar a escravaria na exploraçãodo ouro, recém descoberto nas Minas Gerais.
Foto casa de escravos em pelotas

1824 - IMIGRAÇÃO ALEMÃ: A FEITORIA REAL DO LINHO-CÂNHAMO
QUEM SÃO OS MUCKER?

grupo religioso de colonos de origem alemã, liderados por Jacobina Maurer, que realizava curas e promovia uma outra cultura. A colônia alemã dividiuse, estabelecendo-se uma guerra fratricida e um massacre violento; o governo intervindoao final com cerca de 700 soldados massacrou os Mucker.
Chegada na feitoria Real Sede da Feitoria

 1824 – Dom Pedro I encomendou a vinda de 840 imigrantes alemães que foram assentados na Feitoria Real do

linho-Cânhamo, que foi rebatizada de São Leopoldo. Foi a base do Minifúndio Gaúcho. O desenvolvimento da colônia deu-se através do escoamento dos produtos pelo Rio dos Sinos para o mercadoda capital.Os demais vales foram sendo ocupados pelos familiares de alemães sem terra. Durante as guerras cisplatinas contra uruguaios e argentinos e durante a Revolução Farroupilha a colônia desenvolveu-se abastecendo o mercado local graças ao isolamento dos centros urbanos em conflito. O capital acumulado deu as bases da industrialização do RS.
O mercado Público de porto Alegre é abastecido...
tracking img