Historia engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No inicio da engenharia civil, ela consistia apenas em conhecimento passado entre as gerações familiares. Começou a ser utilizada, de forma não regulamentada, durante o período colonial. Entre 1808 à1810 fora criada a Real Academia Militar, onde formava-se Oficiais Engenheiros, uma das classes de trabalho que atuava na área da engenharia civil, responsáveis pelas obras de engenharia. Outra, é oMestre Pedreiro, responsável por projetar e construir, também chamado de Mestre de Risco.
O curso (engenharia civil) só foi criado em 1858, na Escola Politécnica (evolução da Real Academia Militar),ministrado para civis, voltado as técnicas de construção de estradas, canais, edificações e canais. A partir de 1893, que foi a criação da Escola de Engenharia em São Paulo, foram se distribuindopelos estados outras escolas de engenharia, levando a área ao conhecimento nacional.
Nos ultimos anos, a área de construções evoluiu repentinamente, de 50 anos até os dias de hoje as obras são voltadasao futurismo e foi-se deixando de lado a rica história do passado, período dos séculos XIX ao XX. Com as riquezas geradas naquela época devido à cultura do café, se é visivel a imponência das obrasdeixadas nos centros das cidades, sendo hoje, de valor histórico.

MATERIAIS
Os materias utilizados nas fundações de casas e prédios publicos eram basicamente pedra e cal, pois os projetos eramsimples, e utilizado a “taipa”, que nada mais é do que uma parede à base de cascalho e argila. As obras mais ricas eram as igrejas, com um tanto de detalhes imensurável. Com o passar do tempo, o que definiaas classes sociais era o tamanho das residências, e com a influência da “Missão Artística Francesa”, o que trouxe o estilo Neo-Clássico, tornou padrão de status, edificações em estruturas metálicas etijolos. O que exigia uma mão de obra especializada para trabalhar nos detalhes das obras, pendendo ao lado arquitetônico.
É conhecido que já se utilizava do cimento desde séculos a.C., porém, o...
tracking img