Historia engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
· ORIGEM DA ENGENHARIA
A palavra engenharia é oriunda do latim (ingenium que significa faculdade inventiva, talento). A engenharia é a ciência agregada ao esforço para empreender resultados tácitos ou não. Em geral estes resultados são provenientes de trabalhos com focos em áreas específicas em que se possui um amplo conhecimento, sem nunca se esquecer da preservação ambiental, calculandopossíveis impactos e planejando soluções.
A Engenharia deu-se inicio há 2 milhoes e 10 mil a.C, periodo conhecido como Paleolítico, um termo para designar a idade da pedra antiga, ou pedra lascada. Com a evolução da humanidade, foi possivel o aperfeiçoamento de objetos naturais em ferramentas de trabalho e utensílios domésticos. Estes progressos, foram um grande passo para novas técnicas e adptações aomeio em que se viviam, pois desde os primórdios da humanidade o homem necessitava de artefatos para auxiliar no seu cotidiano.
Graças à engenharia o homem produziu itens como pedras pontiagudas, com materiais naturáis daquela época tal como: pedras lascadas, ossos, madeiras e conchas, o que facilitou o preparo da caça para sua alimentação. A partir de então a engenharia se tornou essencial parasobrevivência e evolução da humanidade, pois permitia a produção de novos itens e técnicas para aperfeiçoar suas tarefas.
· Histórico da Engenharia Civil
Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas: Civil e Militar. Cujo conhecimento, por exemplo, de Engenharia militar era destinada apenasaos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos várias divisões, como a elétrica, mecânica, química, naval, entre outras. Exemplos como Engenharia naval dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
Mas antes que conquistasse o prestígio ealcançasse o desenvolvimento que tem hoje, foi preciso que a Engenharia percorresse um longo trajeto de seis mil anos, desde que o homem deixou as cavernas e começou a pensar numa moradia mais segura e confortável para a sua família. Já os templos, os palácios e os canais, que foram marca registrada na Antigüidade, começaram a fazer parte da paisagem cerca de dois mil anos depois do aparecimentodas primeiras habitações familiares.
Foi na Idade Média, quando o Império Bizantino sofria ataques freqüentes de outros povos, que a Engenharia ganhou novo e decisivo impulso. Entre os séculos VI e XVIII, os conhecimentos da área foram aproveitados, sobretudo para fins militares, como a construção de fortalezas e muralhas ao redor das cidades. A atividade religiosa, principalmente na Idade Média,período em que a Igreja foi uma força paralela ao Império, impulsionou a construção de catedrais cada vez mais suntuosas.
Ao longo de sua História, a Engenharia foi amealhando quase só sucessos. Vez por outra, até suas eventuais falhas se tornaram célebres como no caso da Torre de Pisa, construída na cidade de Pisa, na Itália, no século XII, em solo incapaz de sustentá-la, hoje, ela apresenta umainclinação de cinco metros em relação ao solo e, não fossem os inúmeros recursos da mais moderna tecnologia ali empregados, já teria tombado. Mas a torre italiana pode ser considerada um acidente de percurso, embora esteja longe de ser o único. Afinal, naquela época não havia escolas de Engenharia Civil e o conhecimento era limitado. Foi só no século XVIII que as escolas começaram a se formar, apartir da fundação da École de Ponts ET Chaussées, em 1747, na França.
· Origem da Engenharia Civil no Brasil
A Engenharia Civil no Brasil iniciou suas atividades de forma não regulamentada no período colonial com a construção de fortificações e igrejas. Durante esse período atuavam duas categorias de profissionais na área de Engenharia: os oficiais Engenheiros e os Mestres Pedreiros. Os...
tracking img