Historia do pc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A historia e a evolução do computador em 5 gerações.

O homem vem se modernizando desde séculos atrás ,inventados novas tecnologias úteis.
O primeiro projeto para computador foi criado por Blaze Pascal,era uma maquina que fazia apenas cálculos simples que ficou conhecida até hoje como a primeira calculadora portátil do mundo.
Mas foi na Pensilvânia que o primeiro computador eletrônico foicriado e apelidado de ENIAC(eletrical numerical intergrator and calculator),que continha em seu interior 17,468 válvulas e ocupando um espaço imenso,mas seu poder de processar dados era lento em comparação com uma calculadora simples de bolso.O seu propósito era para ser usado na segunda guerra, mas só foi terminado 3 anos depois,só sendo usado na guerra fria.

Computadores da primeira geração:O mais conhecido era o ENIAC que compunha as seguintes características:
• totalmente eletrônico
• 17.468 válvulas
• 500.000 conexões de solda
• 30 toneladas de peso
• 180 m² de área construída
• 5,5 m de altura
• 25 m de comprimento
• 2 vezes maior que MARK I
• realizava uma soma em 0,0002 s
• realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de10 dígitos


Antes dele tinha o Colossus,que continha 2000 válvulas e era usado para decodificar códigos alemães.sucessor ao ENIAC foi o EDVAC,que processava conteúdos em formas binárias e não em decimais o que permitia um menor número de válvulas.sucessor a ele foi o EDSAC, que influenciou a grande era do computador.


Segunda geração:
Nos equipamentos de segunda geração, a válvulafoi substituída pelo transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J.Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável.
Os computadores da segunda geração á calculavam em microssegundos (milionésimos), erammais confiáveis e o seu representante clássico foi o IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094, já totalmente transistorizado. Entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.000 computadores.
Terceira geração:
A terceira geração começa com a substituição dos transistores pela tecnologia de circuitos integrados - transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados e montados num únicochip -, que já calculava em nanossegundos (bilionésimos). O evento considerado precursor da terceira geração é o anúncio em 7 de abril de 1964 da família criada por Gene Amdahl, chamada System/360, o IBM 360, com seis modelos básicos e várias opções de expansão que realizava mais de 2 milhões de adições por segundo e cerca de 500 mil multiplicações. Esse fato tornou seus antecessores totalmenteobsoletos e possibilitou à IBM comercializar bem mais 30.000 sistemas.

Quarta geração:
A quarta geração é localizada a partir do ano de 1970 ou 1971 até hoje - considerando a importância de uma maior escala de integração alcançada pelos CI's de LSI. Finalmente, a outra corrente usa o mesmo argumento da anterior, mas considerando que a miniaturização de fato com os VLSI's, definindo a quarta geraçãode 1975, com o advento dos microprocessadores e dos microcomputadores.
Quinta geração:
Os computadores dessa geração continham circuitos integrados com um milhão de transistores por chip,onde as memórias semicondutoras tronam-se padrão e com um processamento em paralelo generalizado.Contendo em sua arquitetura uma sua memória e distribuída com as redes de computadores LAN e WAN.

UNIDADES DEMEDIDA:

BIT - Binary Bigit é a menor unidade de medida. O computador não interpreta os caracteres conforme nós interpretamos, para ele existem apenas duas situações possíveis, SIM ou NÃO; CERTO ou ERRADO; 0 (zero) ou 1 (um). Ele só entende a presença de pulso elétrico, 1 (um) e a falta dele 0 (zero).

BYTE - é o conjunto de 8 Bits que combinados formam 1 (um) caractere ( uma letra, um...
tracking img