Hipertextualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HIPERTEXTUALIDADE COMO NORTEADORA DE UM UNIVERSO IMENSO DE INFORMAÇÕES


Isaías José de Almeida Neto
Jeruza Silva Andrade
Maria das Graças Souza Silva Seibert
Marivone Borges de Araújo Batista

A partir das limitações, anseios, contradições inerentes ao processo de impressão e escritura tradicionais, surgiu a necessidade do hipertexto. No entanto, foi com o advento da informática e dastelecomunicações que a tecnologia do hipertexto revelou o seu potencial revolucionário. E, atualmente, é a base lógica e conceitual das comunicações mediadas pelo computador, através da internet.
O termo hipertexto foi definido em primeira mão por Ted Nelson, no início dos anos 60, significando uma leitura não seqüencial, não linear. Um texto com vários caminhos que permite aos leitores fazerescolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série de pedaços de textos conectados por link que quer dizer "atalho", "caminho" ou "ligação". Através dos links é possível produzir documentos não lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir de palavras, imagens ou outros objetos. Também conhecidos em português por hiperligações,oferecem ao leitor diferentes trilhas. O ato de navegar ou surfar na Internet possibilita o acesso a uma sequência de links. Estes, agregam interatividade no documento. Ao leitor torna-se possível localizar rapidamente conteúdo sobre assuntos específicos. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organizaçãoda informação e produção textual se manifesta.
A hipertextualidade se constitui através de textos formados por hipertextos, que como já mencionado acima, tem por característica básica apresentar o texto de forma não linear, ou seja, cada leitor pode seguir por um caminho diferente, pois o texto é constituído por diversos hiperlinks, que faz com que o leitor possa navegar por mundos diversos,aumentando as suas informações. Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermídia. Assim, através do hipertexto “a expressão de uma idéia ou linha de pensamento pode incluir uma rede multidimensional de indicadores apontando para novas formulações ou argumentos, os quais podem ser evocados ou ignorados”(Negroponte, 1995, p. 66).
Os hipertextos podem sem classificados em dois tipos básicos: os "exploratórios" e os "construtivos". A Internet pode ser considerada como o exemplo mais pungente de um hipertexto exploratório, onde vários conjuntos de informações são conectados em uma ampla cadeia de associações. Não é permitido ao usuário participar da construção e/ou alteração de todos os nós da rede. Estetipo de hipertexto comporta, em seu sistema rizomático, a existência de ambientes hipertextuais construtivos.
No hipertexto construtivo, cada usuário participa ativamente da construção do texto, do conjunto das informações dispostas. Pode ou não existir uma hierarquia para a participação de cada usuário, bem como regras de participação. Bons exemplos de hipertextos construtivos são os Muds,jogos virtuais onde cada jogador participa da construção dos personagens e do ambiente da aventura. Também no campo da literatura florescem experiências hipertextuais construtivas onde, escritores e leigos se reúnem da elaboração de uma obra a muitas mãos, numa aventura literária.
Segundo Silva (2003), sociólogo, doutor em educação pela USP,professor da UERJ e da UNESA, na era da interatividadeocorre à transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade). Isto significa modificação radical no esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor. O emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente, uma mensagem fechada, ele oferece um leque de elementos e possibilidades à manipulação do receptor. A...
tracking img