Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora”



O artigo tem por objetivo conduzir o leitor a refletir sobre a universalização e temporalidadeda obra de Paulo Freire e Dolabela que defendem a critica, o diálogo e a autonomia na educação. Objetiva também a reflexão sobre a Pedagogia Empreendedora proposta porDolabela (2003), em que o ensino do empreendedorismo seja voltado para o desenvolvimento social e sustentável de uma sociedade que evolui constantemente.
Asreferências de vários autores citadas pelo texto inclusive a obra de Paulo Freire, continua atual sendo motivo de debate pelo mundo, pois ressalta a importância da educação comoforma de política cultural em que o espírito empreendedor seja condição necessária para a construção e desenvolvimento democrático do ensino que precisa de bons projetospedagógicos capazes de transformar o contexto histórico do processo educativo atual.
A ênfase maior é sobre as idéias de Paulo Freire sobre a Pedagogia do Oprimido eo ensino, pois enfoca a relação professores/ alunos através da Pedagogia da autonomia. Para uma educação transformadora objetiva o desenvolvimento do pensamento crítico e ainteração na realidade. Há também uma visão geral sobre a Pedagogia Empreendedora, concepção de empreendedorismo em que uma ação empreendedora possibilite às pessoasintervir, inovar e buscar novos conhecimentos que melhore sua qualidade de vida.
Apesar das duas obras terem sido escritas em momentos diferentes, têm comoobjetivo a formação de um cidadão crítico, ético e capaz de construir seu desenvolvimento social e cultural através de uma educação que priorize o processo do saber o mundo.
tracking img