Hiperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
II - INTRODUÇÃO

Inteligente, agitadas e desatentas, crianças Hiperativos são verdadeiros Meninos Maluquinhos. O personagem homônimo do livro escrito por Ziraldo talvez seja a melhor imagem destas crianças especiais. Encantadoras? Pode ser, mas nem sempre é fácil lidar com elas...
Elas parecem ter uma fonte quase infinita de energia, estão sempre em movimento, e se interessam por tudo. Nemmesmo pais severos conseguem fazer com que fiquem quietas ou concentrem a atenção em uma única atividade.
Embora o assunto tenha sido tratado de uma forma leve no parágrafo acima, esta monografia é sobre um dos assuntos mais sérios e controvertidos da área educacional.
Muitas das pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) passam a sua vida inteira sendo acusadasinjustamente de serem mal-educadas, preguiçosas, loucas, desequilibradas, temperamentais etc. Quando na verdade é portador de uma síndrome que simplesmente as fazem agir de maneira impulsiva, desatenta e ás vezes até mesmo caótica.

Histórico

Em pouco tempo as pessoas com TDAH receberam uma nova e obscura descrição: “Disfunção Cerebral Mínima” e começavam a serem tratadas com doisestimulantes que tinham se demonstrados muito eficazes no tratamento do problema (Ritalina e Cyclert). (Santos, G.L.N.G, 1998)
Nos anos 60 as observações clínicas se tornaram mais apuradas e ficou cada vez mais aparente que a síndrome tinha alguma origem biológica e talvez até genética, absolvendo os pais da culpa pelo problema definitivamente na comunidade científica. A população em geralcontinuou culpando os pais, como ainda acontece até hoje em populações menos informadas.
A falta de exatidão com que a hiperatividade tem sido definida, em especial o Manual de Distúrbio Mentais, da Associação Psiquiátrica Americana, conduz a uma situação na qual os resultados das pesquisas são pouco esclarecedores e apresentam ausência de generalização.
Muitos acreditavam que otranstorno era uma tentativa de livrar os pais a culpa por seus filhos mimados e mal comportados. Conforme estas novas evidências começaram a surgir e ficou claro que a TDAH estava realmente associada a alterações do metabolismo cerebral, acabando definitivamente com a dúvida sobre a real existência da síndrome e sua ligação biológica.
É perigosa à tentativa de se definir a hiperatividade semvalidades empíricas sólidas, uma vez que os procedimentos usados para avaliação do comportamento refletem uma influência direta de definição. A prática mais popular, e talvez a que mais necessite de uma elaboração em busca de uma legitimidade, é a de usar sinônimo que refletem comportamentos da criança hiperativa, mais que não avançam na definição.
Uma criança com quadro de hiperatividade,justifica o déficit de atenção com repercussão na aprendizagem e também pouca resistência á aula mais prolongadas que exijam mais quietude.
Porém, não justifica o distúrbio de comportamento com agressividade e falta de limites.
È comum acontecer que apareça junto com a hiperatividade os distúrbios de comportamento, mas não que isso sejas a causa, um do outro. O maior problema é o comportamentoagressivo e não a aprendizagem em si.
Terapias: praticar esportes para se disciplinar, sentar na frente para não dispersar demais, o professor com o perfil de firmeza para ajudá-lo a ter limites, fazer parceria com a família: com a mãe e o pai podem ajudar a trabalhar os limites, reforçando seus aspectos positivos, porque os negativos não ajudam a diminuir a agressividade.
A “solução” paraestes quadros é na verdade uma atuação conjunta de vários recursos: ambiente escolar, médico, orientação familiar e acompanhamento psicopedagogico. O quadro heperativo pode ser ajudado, mas não curado com medicação (conforme o caso) e a atenção/concentração precisa ser treinada paulatinamente na escola e pela família.
Na literatura referente a hiperatividade, em crianças de idade escolar, uma...
tracking img