Trabalho de sql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de SQL
Parte 1 - Comandos DDL

Introdução à SQL

O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem padrão usada para acesso a Banco de Dados. O conjunto de seus comandos permite-nos definir a estrutura dos dados no banco de dados relacional, acessar e manipular esses dados. Quando usamos o SQL, especificamos o que queremos fazer, e não como fazê-lo. É uma linguagem de fácilaprendizagem.

SQL teve seu início em 1970, com E. F. Codd, que formulou os princípios de um sistema relacional para manipulação de banco de dados e descreveu uma álgebra relacional para organizar os dados em tabelas. De lá para cá, a linguagem foi se aperfeiçoando e foi padronizada pela American National Standards Institute (ANSI). Esse padrão tem sido a base para a maioria dos SQL existentesatualmente no mercado.

Cada fabricante inseriu novas funcionalidades em seu SQL, fazendo com que encontremos dezenas de versões de SQL. A versão da Microsoft é a Transact SQL (T-SQL), utilizada em seu SGBD Microsoft SQL Server.

Apresentamos a seguir uma visão geral da Arquitetura de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados, para que possamos compreender do que se compõe a Linguagem SQL.Sub-Linguagens do SQL

Data Definition Language (DDL) - para definir o esquema conceitual e o esquema interno (traduzindo: a estrutura do banco, como tabelas, colunas, chaves, índices, restrições etc.).

Data Manipulation Language (DML) - para manipular os dados (consultar, inserir, excluir, modificar).





Conceitos utilizados em SQL

SQL utiliza os termos tabela (table), linha (row), ecoluna (column) para relação ou entidade, tupla e atributo, respectivamente. Apresentamos alguns objetos e conceitos fundamentais no entendimento da linguagem SQL:

- Banco de Dados (Database). É um conjunto de objetos. Quando definimos um banco de dados, damos-lhe um nome para agrupar uma eventual coleção de tabelas e índices associados.

- Tabela (Table). Um banco de dados contém uma oumais tabelas. Cada tabela tem um nome e contém um número específico de colunas e linhas.
- Índice (Index). É um conjunto ordenado de ponteiros para os dados de uma tabela, organizando os registros. Cada índice é baseado nos valores dos dados de uma ou mais colunas de uma tabela. O índice visa melhorar o desempenho e também garantir a unicidade do dado (caso necessário).

- Restrição(Constraint). Critérios que delimitam condições para uma ou mais colunas, como a definição de chaves, critérios de unicidade e restrição de valores.

- Chave Primária (Primary Key). É uma coluna ou grupo de colunas cujo valor identifica cada linha da tabela. O critério essencial é que este valor não se repita em outras linhas. Outras práticas utilizadas: colunas do tipo inteiro e valoresauto-incremento.

- Chave Estrangeira (Foreign Key). Colunas de tabelas que referenciam a chave primária de outra tabela, para apontar para aquele registro (garantindo a Normalização do banco e evitando duplicações de dados).

- Auto-incremento (Identity). Colunas cujo valor numérico é incrementado automaticamente, não precisando ser preenchidas manualmente. Muito usado em Chaves Primárias.

-Integridade Referencial. Quando definimos uma chave estrangeira, estamos definindo uma integridade referencial entre as tabelas envolvidas, para garantir dados íntegros, ou seja, que não sejam duplicados em várias tabelas.

- Catálogo do Sistema. Cada banco de dados tem um catálogo do sistema que contém tabelas do sistema. Essas tabelas contêm informações sobre as tabelas, visões, colunas, índicese privilégios de segurança do banco de dados. Em alguns SGBDs, esse catálogo é chamado de dicionário de dados.


Tipos de Dados (Data Types)

Tipos de dados são a especificação do tipo de informação (caracteres, números, datas) que uma coluna de uma tabela pode armazenar e como esses dados serão armazenados. Abordaremos a seguir alguns dos tipos mais usados no SQL Server:

|Nome do Tipo...
tracking img