Hiperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DANUSA PRIMIERI FERREIRA


TCC SOBRE HIPERATIVIDADE

Caxias do Sul
2012



RESUMO

O processo de aprendizagem
se efetiva de forma favorável
na medida que a criança desenvolve estratégias acessando para tal recursos cognitivos,
metacognitivos eafetivos ( Fernandes,1990)

A aprendizagem, como experiência global é um processo que ocorre pela mediação do outro apartir dos cuidados dispensados às crianças, do investimento afetivo, da atenção e do interesse dos pais, que posteriormente serão transferidos para a relação com o professor em sala de aula. O presente trabalho aborda o diagnóstico de crianças com transtorno de deficit de atençãocom hiperatividade e tratamento. Crianças com esse transtorno podem ser grandes profissionais desde que seja tratado esse transtorno. As metodologias utilizadas será pesquisas bibliográficas e pesquisa de Campo.

Palavra-chave: hiperatividade,impulsividade,tratamento e aprendizagem.



INTRODUÇÃO

No decorrer dessa pesquisa, pretende-se refletir sobre as causas econsequencias das dificuldades de aprendizagem. Será citado alguns diferentes procedimentos pedagógicos , a fim de motivar os alunos que apresentam déficit de atenção a desenvolverem suas capacidades.

Objetivo Geral: Refletir sobre as causas e consequências das dificuldades de aprendizagem.

Objetivo específico: Investigar as principais dificuldades que os alunos com TSHA apresentam. Analisar pque compreende o tratamento e seus efeitos. Identificar os principais sintomas da doença. Questionar sobre as consequências que podem ocorrer caso a criança não seja tratada.

Metodologia: O presente trabalho adotará pesquisa bibliográfica e Pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo será utilizado como instrumento uma entrevista com o aluno, pais e o professor da criança entrevistada. Oaluno escolhido é da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul.

Veremos que as dificuldades não devem ser compreendidas como uma falta individual de um sujeito que resiste em aprender e adequar-se ao padrão estabelecido pela escola e sociedade, mas como uma confluência de fatores que envolvem: família, escola, educadores e as relações sociais envolvidas.

O transtorno do déficit deatenção e hiperatividade (TDAH) é umas das dificuldades de aprendizagem em que o professor se depara diariamente em suas classes. É um grande desafio para o sistema educacional visto que os professores estão sobrecarregados e não conseguem lidar com o assunto. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde de maior ocorrência em crianças na idade escolar. Amaioria das crianças que aprensentam esse transtorno apresentam comportamente opositivo-desafiador, 15 à 25 pr cento delas são suspensas e até expulsas por causa da má conduta. Em média , um terço das crianças com TDAH possui notas mais baixas que a dos seus colegas e alguns repetem de ano. Devido a falta de auto- controle e a dificuldade com regras.As demais crianças sabem que essa é a causada desarmonia em sala de aula.
O comportamento de uma criança com essas características é imprevisível e não corresponde as intervenções do professor , portanto, esse comportamento não é causado por falta de limites como alguns tentam jogar a culpa nos pais. Estudos recentes tem mostrado que o TDAH não é consequência de lapsos educacionais de pais ausentes. Qual será a consequência então?Espero que até o fim desse estudo possamos descobrir.



Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade(TDHA)

Vejamos uma das dificuldades de aprendizagem e que necessita da parte do professor , que ele compreenda as necessidades emocionais e consiga estimular reações emocionais como diz Vigotsky, a fim de consequir sucesso em suas aulas....
tracking img