Hierarquia das necessidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Maria Auxiliadora

Teoria de Maslow – A Hierarquia das Necessidades

Americana
2012
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Maria Auxiliadora

Teoria de Maslow – A Hierarquia das Necessidades

Trabalho de Proficiência oral e escrita apresentado como exigência parcial para a média final da disciplina de Teorias Administrativas.Orientadora: Profª José Antonio Padoveze

Americana
2012

Resumo

Neste trabalho foi exposto a Teoria de Maslow a Hierarquia das Necessidades, a qual é considerada uma das mais importantes teorias da motivação, onde Maslow acredita que as necessidades são fatores mobilizadores das ações humanas. Em sua teoria as necessidades são estruturadas em cinco níveis diferentes, que apesar de fazerem partede um ciclo constante e de nunca serem plenamente satisfeitos, levam o individuo a alcançar a autorrealização.

SUMARIO

Introdução...............................................................................................................4

1 Hierarquia das Necessidades...........................................................................5
1.1 CicloMotivacional..................................................................................8
1.2 Aspectos Relevantes.............................................................................9

1 Biografia..........................................................................................................10REFERÊNCIAS.....................................................................................................11

INTRODUÇAO

A teoria da Hierarquia das Necessidades formulada por Maslow estuda a motivação através das necessidades dos seres humanos. O autor considera “necessidade”, a manifestação, que desperta uma tendência a realizar um ato ou a procurar uma determinada categoria de objetos a fim de sanar a necessidade momentânea existente e atingir assim a satisfação.Maslow organizou as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas, conforme sua predominância e probabilidade: Necessidades Fisiológicas, Necessidades de Segurança, Necessidades Sociais, Necessidade de autoestima e Necessidade de Autorrealização que juntas constituem a famosa Pirâmide das Necessidades.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

A teoria de Maslow é conhecida como uma das maisimportantes teorias da motivação, na qual ele apresenta sua visão humanista, acreditando na capacidade de autorrealizaçao do ser humano.
Ele procurou compreender e explicar o que motiva o indivíduo a agir: o que energiza, dirige e sustenta o comportamento do ser humano. Para ele, o comportamento é motivado por necessidades a que ele deu o nome de necessidades fundamentais (HUITT 1998).
Para ele, asnecessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem alcançados partindo dos níveis mais baixos em direção aos mais elevados. Ele acredita que a motivação pode ser explicada tendo como base as necessidades humanas, sendo estas elas fatores mobilizadores do ser humano, servindo como estímulo para transpor a escala hierárquica das necessidades.
Partindodo principio que a teoria de Maslow segue uma escala lógica de importância, fica claro que o ser humano tende a satisfazer inicialmente suas necessidades primarias ou básicas (que garantem sua subsistência), que consistem no nível mais baixo da pirâmide, antes de buscar os níveis mais elevados. De acordo com essa teoria, dificilmente iremos atingir o topo da pirâmide, pois sempre haverá novosobjetivos e sonhos.
Esta teoria é uma divisão hierárquica de importância que consiste em cinco níveis que são respectivamente: Necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidade social, necessidade de estima e necessidade de autorrealização.

Necessidades Fisiológicas: Ar, fome, descanso, abrigo, sede, sono, etc.
Necessidades de Segurança: Proteção contra perigo, privação, etc....
tracking img