Hidroponia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE AMERICANA ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES DE VERÃO SOB CULTIVO HIDROPÔNICO “NFT” EM CUIABÁ E NOVA MUTUM-MT.”





Osmar de Assis ALVES1, Nesvaldo Bento de OLIVEIRA2, Paulo José Ramos PAIVA3.





1Coordenadoria de Pesquisa, EMPAER-MT, Rua Jarí Gomes, 454, Bairro Boa Esperança, Cep 78.068-225, Cuiabá-MT. E-mail: oalves@hotmail.com

2Coordenadoria de Pesquisa,EMPAER-MT, Rua Jarí Gomes, 454, Bairro Boa Esperança, Cep 78.068-225, Cuiabá-MT. E-mail: nesvaldo_empaer@yahoo.com.br

3Coordenadoria de Pesquisa, EMPAER-MT, Rua Jarí Gomes, 454, Bairro Boa Esperança, Cep 78.068-225, Cuiabá-MT. E-mail: paulojrp@hotmail.com.



RESUMO - Com o objetivo de avaliar o desempenho de dezesseis cultivares de alface americana, em hidroponia, foram realizadosexperimentos em dois locais: Cuiabá e Nova Mutum. Foram avaliados os seguintes parâmetros: massa matéria fresca total (MFT), massa matéria fresca da parte aérea (MFA), massa matéria fresca das folhas (MFF), massa matéria fresca do caule (MFC), massa matéria fresca da raiz (MFR)), número de folhas superior a 10cm (NFS), comprimento do caule (CC) e tolerância ao tipburn (TT). O delineamento experimentalfoi inteiramente casualizado com três repetições. Houve diferenças expressivas entre os genótipos para as variáveis avaliadas, onde os parâmetros relacionados com a produção de biomassa, as cultivares de alface se comportaram de forma semelhante. Isto significa que aquelas cultivares que se destacaram quanto à produção total também se sobressairam na produção da parte aérea e de folhas. Portantopode-se deduzir que a relação parte aérea/raiz e a porcentagem de folhas foram semelhantes entre as cultivares, ou seja , a distribuição de biomassa entre as partes das plantas foi semelhante para os genótipos testados. A avaliação do número de folhas superior a 10 cm mostrou que não houve diferenças entre a maior parte das cultivares de alface, com exceção da TE 112 e Grandes Lagos que apresentaramvalores inferiores que as demais. Esta variável é considerada um aspecto qualitativo, assim como o comprimento do caule, que deve apresentar valores baixos. As cultivares TE 112, Legacy, Lais e Mayumi tiveram valores maiores para este parâmetro e portanto, pior qualidade que as demais para esta variável. A avaliação do desempenho considerou os aspectos de produção e a qualidade. Desta forma foiclassificado em três grupos: 1) Grupo de Alto desempenho: Mauren, Lucy Brown, Tereza, Gloriosa, Irene, Júlia e Delícia; 2) Grupo de Médio desempenho: Graciosa, Rafaela, Tainá; e 3) Grupo de Baixo desempenho: Mayumi, Lais, Legacy, TE 112, Grandes Lagos, Raider Plus. As culivares do grupo Alto foram recomendadas preferencialmente para os agricultores de Mato Grosso.


Palavras-chave: Lactucasativa L., cultivares, sistema hidropônico-NFT.





1. INTRODUÇÃO


A alface (Lactuca sativa L.) é uma planta herbácea anual pertencente à família Asteraceae, sendo considerada a hortaliça folhosa mais importante na alimentação do brasileiro, o que assegura a essa cultura, expressiva importância econômica (CARVALHO et al., 2005). É a mais consumida no Brasil, sendo um componente básico desaladas preparadas nos domicílios domésticos quanto comercialmente (MORETTI & MATTOS, 2005).


É a planta cultivada em maior escala pela Técnica do NFT (Nutrient Film Technique ou fluxo laminar de solução), que já é bastante difundida no Brasil, principalmente pelo seu fácil manejo, aliado ao ciclo curto. Isso se deve à sua fácil adaptação ao sistema, no qual tem revelado alto rendimento ereduções de ciclo em relação ao cultivo no solo. As hortaliças folhosas são recomendadas na dieta alimentar por apresentarem baixo valor calórico (OHSE, et al., 2001).


O cultivo hidropônico dessa hortaliça pode ser adequado para que se obtenha maiores produções, controlando-se as condições do ambiente protegido e da solução nutritiva. Essa possibilidade de controle é uma das principais...
tracking img