Hidroponia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais – ICAA
Departamento de Agronomia














Administração rural:

HIDROPÔNIA









Ana Paula Sousa Rodrigues Zaiatz
Nicelia Maria Vieira
Susy
Ursula Clarissa Bevilacqua



Professora: Amadeu.




Sinop – MT
Maio/2012

Roteiro Básico para o projeto de organizaçãode empresa rural





Introdução




Hidropônica é um negócio que está relacionado à qualidade de vida, porque garante a produção de alimentos saudáveis e livres de
contaminação.
Hidropônica significa trabalho com água, técnica de cultivo de hortaliças, frutos e flores, em que as plantas não entram em contato com o solo, mas em soluções nutritivas, que são preparadascuidadosamente para nutrir a planta, circulando entre suas raízes. É um cultivo limpo onde a planta recebe apenas o que necessita e na dose correta: sol, apoio, água arejada e nutriente.
A hidropônica permite cultivar qualquer espécie de planta. Alface e tomate são as culturas mais difundidas. Pede-se citar também: abobrinha, pimentão, pepino, morango, melão e plantas ornamentais como crisântemos,rosas, e gladíolos.


Objetivo geral


Este projeto tem por objetivo fins didáticos e de propiciar uma maior qualidade de vida a população, pois os métodos utilizados neste tipo de cultivo garante um alimento mais saudável e consequentemente de melhor qualidade, já que a quantidade de agrotóxicos nesses alimentos são menores.


Justificativa


Desde muito tempo, asociedade vêm buscando estabelecer estilo de vida com uma agricultura mais saudável com base ecológica sustentável, sem causar danos aos recursos naturais e tornando-os duráveis, além de, tentando fugir do modelo convencional. O Método Hidropônica nos permite ter uma agricultura sustentável, o que nos leva a uma maior aceitação no mercado. Não será preciso realizar certas funções utilizadas naagricultura convencional, como, aração, gradeação e coveamento. Não há preocupação com rotação de cultura. Podem ser realizados em locais com espaços reduzidos ou onde há solos desfavoráveis para a agricultura convencional.


Diagnostico geral


Organização do empreendimento

A circulação da solução nutritiva é comandada por um sistema regulador de tempo, ou temporizador. Esseequipamento permite que o tempo de irrigação e drenagem ocorra de acordo com a programação que se deseja. Existem no mercado temporizadores mecânicos com intervalos de 10 por 10 ou 15 por 15 ou 20 por 20 minutos e temporizadores eletrônicos com intervalos variados de segundos a minutos.
O tempo de irrigação varia muito entre os sistemas, bancadas, regiões, tipos de cobertura, variedade cultivadae época do ano, não havendo regra geral. Em locais quentes, durante o verão, o sistema deverá permanecer ligado ininterruptamente durante as horas mais quentes do dia, ao passo que no mesmo local, no inverno, esse manejo será diferente. Quando se usa a irrigação contínua durante o período mais quente do dia, deve-se tomar cuidado para que haja aeração adequada da solução nutritiva para evitardeficiência de oxigênio no sistema radicular.
Durante o período noturno, o sistema pode permanecer desligado ou com duas a três irrigações de dez a quinze minutos espaçadas de quatro a cinco horas (Furlani et. al., 1999).
Aconselha-se estudar bem o local a ser implantada a hidroponia (região mais quente ou mais fria), pois é isso que vai decidir com exatidão os tempos de circulação edescanso do sistema (Alberoni, 1998).
Uma instalação básica, para o funcionamento de uma banca de crescimento (que facilmente pode se multiplicar) pode ser visualizada abaixo, conforme Figura 03 (Bernardes, 1997).
[pic]
Figura 03 – Funcionamento do Sistema Hidráulico.

4.2 ESTUFAS


Segundo Alberoni (1998), vários modelos de estufas são utilizados na produção hidropônica, entre eles:...
tracking img