Hidroponia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Agronómica

Técnicas de Comunicação e Inovação Tecnológica

2010/2011

Hidroponia

Resumo

Neste trabalho abordo o tema da Hidroponia alguns sistemas, solução nutritiva, e vantagens e desvantagens assim como as culturas mais produzidas.

Palavras-chave: Hidroponia (hydroponics)

Índice

1. Introdução 1
2. Hidroponia 1
3. Como é feita a cultura emhidroponia 2
4. Plantas já cultivadas em hidroponia 2
5. Vantagens para o consumidor 3
6. Vantagens para o produtor 3
7. Desvantagens da hidroponia 4
8. Sistema hidropónico 4
8.1 Cultura de Substrato 6
8.2 Ebb & Flow 6
8.3 NFT 7
9. Solução Nutritiva 7
10. As culturas mais utilizadas no sistema da hidroponia 8
11. Conclusão 8

1.Introdução

A palavra hidroponia, provém dos radicais gregos hidro (água) e ponos (trabalho), e consiste no cultivo de plantas sem o uso da terra, nutrindo-se a planta apenas com água enriquecida pelos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Fora o crescimento mais rápido, o processo de hidroponia apresenta muitas outras vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como porexemplo: a possibilidade de plantação fora de época, menores riscos perante as adversidades climáticas, protecção contra pragas e insectos, rápido retorno económico e melhor qualidade do produto final, esta última, em função do balanceamento no fornecimento de nutrientes. Entretanto, para se obter sucesso com este sistema, é preciso observar alguns factores fundamentais, entre eles, a escolha dasespécies de plantas mais adequadas, uso de recipientes próprios para este sistema e aplicação correcta de fertilizantes e materiais básicos.
(http://www.gforum.tv/board/623/264958/o-que-e-hidroponia.html)

2. Hidroponia

A hidroponia é a ciência de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais aodesenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio líquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a fertirrigação. Não écultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem carácter complementar.
Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.
A palavra hidroponia vem do grego, dosradicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia.
Gericke adoptou o sistema de cultivo sem solo para as condições de campo, de tal forma que se tornou o primeiro passo para viabilizar o cultivo em escala comercial. Quando se diz que "Gericke é opai da hidroponia" não significa que ele inventou o cultivo sem solo, mas trata-se de uma homenagem aos avanços científicos conquistados por ele e por ter pela primeira vez usado o termo hidroponia.
A hidroponia é um sistema de cultivo, dentro ou fora de estufas, onde as plantas não crescem fixadas ao solo. Os nutrientes que a planta precisa para seu desenvolvimento e produção são fornecidossomente por água.
(http://www.gforum.tv/board/623/264958/o-que-e-hidroponia.html)

3. Como é feita a cultura em hidroponia

As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes...
tracking img