Herbert spencer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HERBERT SPENCER – PRINCIPES DE SOCIOLOGIE. Paris, Félix Alcan,1910. Volume II, 2º parte . Tradução de José Gnaccarini.
Capítulo II – Uma sociedade é um organismo.
§214. Afirmar que o crescimento é uma característica comum nos organismos sociais e orgânicos não é um modo de negar que entre estes e os agregados inorgânicos haja algo em comum; alguns agregados inorgânicos, por exemplo os cristais,apresentam um crescimento visível; e todos, sem exceção, na hipótese evolutiva, foram, em momento ou em outro, o produto de uma integração. Contudo, quando se os compara às coisas ditas inanimadas, os corpos vivos e as sociedades apresentam de maneira muito nítida o fenômeno de aumento de massa, o que nos confere o direito de ver aí o caráter próprio destes dois gêneros de seres. Há muitosorganismos que crescem durante toda a sua vida, os demais aumentam durante uma grande parte de sua existência. De ordinário, o crescimento das sociedades prolonga-se até o momento em que elas se dividem ou até a hora em que elas se extinguem.
§215. Outra característica que os corpos sociais têm em comum com os corpos vivos é que aumentam de volume à medida que adquirem uma estrutura mais complexa. Emanimais inferiores ou em embriões de animais superiores há poucas partes que possam destacar-se; mas, à medida que os animais superiores se encorpam o número de suas partes aumenta e de igual modo se diferenciam. O mesmo ocorre com uma sociedade. Em princípio as diferenças que separam estes agrupamentos de unidades não surpreendem nem pelo número nem pelo grau, entretanto, à medida que o número demembros de uma sociedade aumenta, as divisões e as subdivisões tornam-se mais e mais agrupadas. Em outros termos, no organismo social como no organismo individual a diferenciação não cessa até o momento em que o organismo já cessou de realizar completamente o tipo que marca a sua maturidade e que precede o seu declínio.
É verdade que em certos agregados orgânicos, no sistema solar, por exemplo,seja tomado em seu conjunto, seja em cada uma de suas partes, as integrações se fazem acompanhar de diferenciações de estrutura, mas estas são relativamente lentas e simples, a ponto de ser possível negligenciá-las. A multiplicação de partes claramente marcadas, , no interior dos corpos políticos e dos corpos vivos, é de tal modo considerável que constitui um novo caráter comum e próprio,distinguindo-os dos corpos inorgânicos.
§216. Veremos ainda em mais pormenores esta comunhão de caracteres ao considerarmos o fato de a diferenciação progressiva de estrutura acompanhar-se de uma progressiva diferenciação de função.
A multiplicação de divisões, primárias, secundárias, terciárias, que tem lugar em um animal que se desenvolve, não é sem razão que adquire os seus caracteres distintivosmaiores e menores. Ao lado das diferenças na forma e na composição, mostram também diferenças nas atividades que cumprem: tornam-se órgãos diferentes afeitos a distintas funções. Conjugando a totalidade da função de absolver alimentos, na exata medida em que toma as suas características estruturais, o canal alimentar secciona-se em partes claramente distintas, cada qual assume uma função especialque é parte da função geral. Um membro, que serve para o animal locomover-se ou para a apreensão, divide-se e subdivide-se em duas, mantendo uma delas a maior parte no poder e a outra menor parte, cada qual das sub-classes põe-se de modo a cumprir papeis distintos na função geral de governo. E há as classes cuja atividade submete-se ao comando de outras. Os distintos grupos a que elas dão origemdesempenham por sua vez ocupações diversas, e cada um destes grupos dá lugar, também, em seu próprio interior, a partes menos diferenciadas, adjudicadas e funções menos especificadas.
Isto nos permite entender como as duas classes de objetos que comparamos distinguem-se das demais classes: pois as diferenças de estrutura que se formam lentamente nos agregados inorgânicos, não se fazem acompanhar...
tracking img