Dor aguda e envenenamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dor Aguda

A dor denominada aguda é aquela que surge repentinamente e tem sua duração limitada, geralmente tem função de alertar o indivíduo da existência de alguma lesão ou disfunção geral noorganismo.
Este tipo de dor pode ter duração mais prolongada, até três meses.
Dentre suas causas mais comuns encontramos as lesões traumáticas (contusões musculares), cólicas intestinais, a dismenorreia(cólicas menstruais), algumas cefaleias e as dores pós-operatórias ou relacionadas a infecções bacterianas (abscessos e furúnculos, otites, faringites, etc.).
A dor aguda é um sinal de alarme doorganismo. Quando se manifesta, pode ser um sinal de lesão na pele, nos músculos, nas vísceras ou no sistema nervoso central e são liberadas substâncias que ativam os nervos periféricos e centrais paraconduzirem o estímulo até a medula espinhal, onde a sensação dolorosa é modulada, e de lá para o cérebro a fim de avisá-lo que, em determinado ponto, existe um problema, levando a pessoa a adotarcomportamentos com o intuito de afastar ou eliminar a causa da dor.
O tratamento é dependente da causa da dor e, normalmente, envolve vários profissionais como médicos, fisioterapeutas e psicólogos.
A dor agudaé aquela que dura um curto período de tempo, geralmente menos de um mês, como por exemplo a dor associada a extração de um dente, cirurgia ortopédica ou a cólica menstrual.


Envenenamento
São comunsos casos de intoxicações e envenenamentos. E as primeiras medidas de socorro são fundamentais. Saiba como proceder.

As intoxicações e envenenamentos são causados por ingestão, aspiração ou introduçãono organismo de substâncias tóxicas. A depender da ocorrência, o indivíduo pode morrer ou ter sérias complicações se não for socorrido em tempo.

Alguns produtos que podem causar intoxicações sãosubstâncias químicas utilizadas em limpeza doméstica e de laboratório; venenos utilizados no ambiente da casa, como raticidas; entorpecentes e medicamentos em geral; além de alimentos deteriorados; e...
tracking img