Henry wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Henri Wallon nasceu na França em 1879. Antes de chegar a psicologia, passou pela filosofia e medicina. Ao longo de sua carreira, demonstrou grande interesse pela educação. Vivenciou um períodopolítico bastante conturbado, especialmente pelas guerras mundiais, revoluções socialistas, que afetaram em especial a França. Atuou como médico, cuidando dos doentes e feridos nas guerras.Em 1925, fundou um laboratório destinado a atender crianças com necessidades especiais e distúrbios de comportamento.
Em 1942 filiou-se ao partido comunista, do qual já era simpatizante, e manteveligação com o partido até o final de sua vida.
Em 1948, lançou a revista Enfance, destinada aos pesquisadores e professores, e que rapidamente se transformou numa espécie de bíbliapara estudiosos na área da educação.
Para Wallon, Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicçõesnuma época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento. 
Wallon afirma que a criança apresenta um desenvolvimento descontínuo, marcado porcontradições e conflitos resultantes do meio onde vivem, provocando alterações importantes no seu comportamento em geral.
  Fundamentou suas idéias em elementos básicos que se comunicam o tempo todo:a afetividade, movimento, e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da criança. É por meio dela que se manifestam os desejos e as experiências. Em geral sãomanifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado devido à influência dos modelos tradicionais de ensino. O movimento depende fundamentalmente da organização dos espaços paraelaboração de atividades que promovam o desenvolvimento motor com fins educativos. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua...
tracking img