Hemostasia primaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HEMOSTASIA

Hamatologia Clínica

Campinas
2011
INTRODUÇÃO

O sangue é um componente fluido do sistema circulatório que contém, sob suspensão, células, gases, proteínas e inúmeras outras substâncias. O sangue irriga através dos vasos sanguíneos quase todos os tecidos corporais, sendo responsável direto pela nutrição e manutenção de um gradiente adequado de oxigênio nestes locais. Estárepresado dentro de um compartimento formado por um sistema de circuito continuo, por onde, através da bomba cardíaca, circula livremente e sem escapar na sua totalidade.
Hemostasia é um sistema bioquímico e celular responsável pela fluidez do sangue e que atua diretamente no controle da saída do mesmo, do compartimento vascular, funcionando como principal fator orgânico de controle das hemorragias.Atua também no processo de reparação da parede danificada dos vasos sanguíneos e promove a absorção dos coágulos formados durante os eventos relacionados à contenção do sangramento e reparação dos defeitos da parede vascular.

Fatores envolvidos na homeostasia:

FATORES CELULARES
- plaquetas
- células endoteliais

FATORES HUMORAIS
- proteínas da coagulação
- proteínas da fibrinólisecitocinas

FATORES VASCULARES
- musculatura lisa
- endotélio vascular
- camada subendotelial
- fluxo sanguíneo

Os fatores envolvidos neste processo devem ser regulados de modo a contrapor-se à perda excessiva de sangue e simultaneamente evitar a formação de trombos intravasculares; equilíbrio hemostático; atuação coordenada na ativação e formação dos fatores envolvidos nesses dois processos.Hemostasia Primária

A hemostasia primária ocorre no início do processo. O organismo mantém o sangue fluído dentro do compartimento vascular, sendo capaz de estancar o sangramento após uma lesão.
Ocorre logo após a lesão do vaso sanguíneo, há imediata constrição, com a finalidade de diminuir o fluxo local e permitir o maior contato entre as plaquetas circulantes e o local onde o endotéliosofreu lesão, onde há um acúmulo de plaquetas, também chamado de tampão plaquetário. Este representa o primeiro mecanismo de defesa do organismo contra a perda sanguínea.

Endotélio vascular:
As células endoteliais constituem a superfície interna dos vasos sanguíneos e estão em contato com o subendotélio, e este é uma matriz extracelular composta por uma série de proteínas sintetizadas pelascélulas endoteliais. As células endoteliais regulam o tônus vascular e também participam dos processos inflamatórios e imunológicos.

Plaquetas:
Plaquetas são fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos e não possuem núcleo e tem forma discóide, porta de uma estrutura funcional complexa, permitindo-lhe rápido reconhecimento da lesão vascular, a fim de dar início à formação do tampão hemostático.As plaquetas possuem um sistema canalicular aberto que permite o intercambio de substâncias entre os compartimentos extra e intracelular. As plaquetas têm como função a formação do trombo plaquetário, inibição da ativação plaquetária e participação na formação de trombina.

Patologias

1. Púrpuras
Púrpuras se caracterizam por hemorragias na pele ou nas mucosas, de tamanho pequeno, comopetéquias, ocorrendo isoladas ou agrupadas, ou como a forma de placas (equimoses) de cor vermelha-azulada.

Púrpuras vasculares
Púrpuras vasculares são alterações relacionadas à integridade dos vasos. Podem ser hereditárias ou adquiridas.

Púrpuras vasculares hereditárias:
- Telangiectasia hemorrágica hereditária (doença de Rendu-Osler-Weber)
- Doenças congênitas de tecido conjuntivo
-Hemangioma cavernoso (gigante)

Púrpuras vasculares adquiridas:
- Vasculites: púrpuras anafilactóide ou síndrome de henoch-Schonlein
- Púrpuras causadas por infecções, drogas ou agentes químicos

Púrpuras mecânicas:
- Simples
- Senil
- Ortostática
- Escorbuto
- Fictícia

Púrpuras obstrutivas:
- Civd
- Paraproteinemias

Púrpura Trombocitopênica
É causada pela diminuição do número de...
tracking img