Homeostasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hemostasia

A hemostasia é um complexo mecanismo desencadeado pelo organismo para manter o sangue no interior dos vasos e mantê-lo fluido, coibindo hemorragias e coagulações. Ela se passa no interior dos vasos de pequeno calibre e para que tenha sucesso é necessária a construção de um tampão (trombo hemostático) na altura da lesão vascular. Para a formação do trombo hemostático participam asplaquetas, inúmeras substâncias do sangue circulante e a própria parede vascular no local da lesão. Após a injúria tecidual, o primeiro agente que entra em ação para conter o extravasamento do sangue é o vaso sanguíneo, que realiza vasoconstrição com consequente redução do fluxo sanguíneo no local lesado.
As plaquetas aderem à fibrila de colágeno (adesividade plaquetária) e, para que a adesividadeseja estável, é importante a interação com o fator “von Willebrand” (glicoproteína de adesividade). Após a adesividade, outras plaquetas vão aderir às plaquetas unidas ao colágeno formando um aglomerado (agregação plaquetária). Esse processo se faz em poucos segundos e costuma-se designá-lo por hemostasia primária, reservando-se a expressão hemostasia secundária para a ativação dos fatores quelevam à formação da trombina e, conseqüentemente, da fibrina.


Hemostasia Primária

É o processo inicial da coagulação desencadeado pela lesão vascular. Imediatamente, mecanismos locais produzem vasoconstrição, alteração da permeabilidade vascular com produção de edema, vasodilatação dos vasos tributários da região em que ocorreu a lesão e adesão das plaquetas. Assim, a vasoconstrição diminui ofluxo de sangue no sítio de sangramento, tornando preferencial o fluxo pelos ramos colaterais dilatados. Simultaneamente, a formação de edema intersticial diminui o gradiente de pressão entre o interior do vaso lesado e a região adjacente, produzindo um tamponamento natural e auxiliando a hemostasia.
Em condições normais, os vasos sanguíneos devem constituir um sistema tubular não trombogênicocapaz de desencadear, por mecanismos locais, os processos que iniciem a coagulação e que, após a recuperação da lesão anatômica, possam remover o coágulo e restabelecer a circulação local (fibrinólise).
A Hemostasia primária ocorre na microcirculação e tem aparticipação dos vasos sanguíneos, das plaquetas e das células endoteliais. As alterações na hemostasia primária caracterizamas púrpuras.Mecanismo fisiológico hemostasia primária

O Sistema canalicular aberto (SCA) inicia-se na membrana citoplasmática e vem para o interior da plaqueta, através dele substâncias externas entram nas plaquetas e outras são excretadas.


Função

As funções das plaquetas são: Propiciar o Endotélio normal, e agir quando houver lesão endotelial promovendo Agregação, adesão, secreção ecoagulação. Toda vez que um vaso sanguíneo é lesado, ocorre à adesão de plaquetas ao local injuriado onde essa lesão vascular pode ocorrer por alteração do fluxo sanguíneo, aumento da turbulência, traumatismo e processos inflamatórios. A adesão plaquetária inicial é um processo passivo que gera uma ativação celular e envolve receptores da superfície, onde os fatores de coagulação, cada um comum receptorespecífico, através dos pseudópodos das plaquetas, atuando naquele local e promovendo a sua ação. No final do processo a agregação plaquetária estabiliza os agregados plaquetários, determina a emissão do pseudópodos, faz a secreção plaquetária e a retração do coágulo, garantindo a hemostasia. Porém as plaquetas não ficam ativadas o tempo todo na nossa circulação, elas estão em circulação em um estadoinativado e são ativadas somente quando ocorre uma lesão vascular. Várias substâncias mantêm a plaqueta inativado: o aumento do AMPC cíclico, PGI, óxido nítrico, e antitrombina.


Papel da plaqueta na Hemostasia

As plaquetas exercem um papel tanto na hemostasia primária como na secundária. Na microcirculação, onde o sangue flui por arteríolas, vênulas e capilares, a hemostasia é...
tracking img