Hemostasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTÚRBIOS DA HEMOSTASIA
 
 
...E aí essas manifestações e sintomas podem ser tanto de pequenas manifestações, se ele já tiver realmente alguma doença de base que esteja provocando o sangramento ou pode ter um sangramento excessivo. Então se ele tiver realmente uma doença de base ou alguma coagulopatia ou alguma doença de alteração de hemostasia, ele vai ter um sangramento tanto pequeno quantosangramentos importantes.
O hematologista sempre é procurado quando o paciente vai fazer alguma cirurgia, no pré-operatório e tem que dá algum parecer. Então o que se faz? Geralmente eles são encaminhados quando tem alguma anormalidade nos testes de screening. Todo mundo sabe que quando o paciente vai fazer uma cirurgia, vai para uma avaliação pré-operatória, o coagulograma está incluído nisso,e às vezes tem alguma alteração nesses testes de screening e eles são encaminhados para o hematologista. Na maioria das vezes é quando se faz até o diagnóstico, dependendo do tipo de patologia.  
E aí o que a gente faz? Anamnese, exame físico são importantíssimo. Na parte da hemostasia, a avaliação laboratorial é importante até porque não pode está pedindo muita coisa, às vezes tem poucos examesque a gente consegue fazer o diagnóstico. E aí? Junto com a anamnese e o exame físico bem detalhado, a gente consegue mais do paciente a melhor forma possível para otimizar os próximos exames, para não está pedindo exame demais. Diminuindo os exames específicos que a gente precisa fazer
Na síndrome hemorrágica, a gente tem alteração desse mecanismo hemostático, esse sangue vai atravessar os vasose se acumular nos tecidos e vai para o meio externo.
Isso aqui é só mais para vocês relembrarem a cascata da coagulação, que vocês viram lá no começo. Ele se divide em via intrínseca que começa com o fator XII, que é o fator de contato e a via extrínseca que é o fator tecidual. Então a gente tem duas vias para a ativação da cascata de coagulação. Isso é muito didático, porque atualmente a gentesabe que é só no meio acadêmico, então funciona mais ou menos assim, é tudo muito harmônico, tudo dinâmico, não tem mais isso de fator XII, fator VII (é muito importante como fator tecidual) e toda essa cascata. Então, isso que acontece....  É mais ou menos assim... Mas a gente ainda divide porque os exames laboratoriais são baseados para a gente poder explicar direito: via intrínseca e viaextrínseca.
Quando o paciente tem alguma manifestação hemorrágica, a gente vai ter que saber, pesquisar qual é a fase da hemostasia que pode está alterada nesse sangramento e quais são essas fases? A gente tem que saber como está a integridade da parede vascular porque aqui se encaixam as doenças vasculares,; numero e função de plaquetas, plaquetopenia (número) e plaquetopatia (alteração da função dasplaquetas); coagulação em si, é que entram os fatores da coagulação (fator XII, IX, VIII). E aqui a gente fala principalmente das hemofilias, que é o fator VIII e fator IX. O paciente tem uma doença genética que diminuem esses fatores (vou falar lá na frente) -> alteração de coagulação.
 
(Vou adiantar um pouquinho)...
A gente vai ter duas fases (quando a gente vai falar de doenças dahemostasia), a gente vai precisar saber se o paciente tem alteração de vasos e plaquetas ou se tem alteração da coagulação => então a gente chama de FASE PRIMÁRIA e FASE SECUNDÁRIA . Então isso vai diferenciar muito nas manifestações clinicas e no tipo de patologia.
 
Então assim..
Historia clínica e exame físico
- É fundamental para a gente poder ter mais ou menos uma idéia de que o paciente tem oupode ter ou não uma coagulopatia, de alteração de hemostasia.
- Geralmente quando um paciente vem para gente, na avaliação pré-operatória, ele tem alguma alteração de teste de screnning, coagulograma. Ele já tem um passo, 40% de ter alguma alteração de hemostasia, alguma doença hematológica. Então ele já é encaminhando e já tem essa probabilidade.  E se ele tiver tido ainda algum episodio...
tracking img