Havainas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Lançadas em 1962, as Havaianas permanecem por cerca de 30 anos no estágio de Maturidade no Ciclo do Produto. Tratava-se de um produto commodity, básico, de baixo preço e consumido principalmente pelas camadas economicamente menos favorecidas da população brasileira.
A partir de 1994, em resposta à queda nas vendas, a São Paulo Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas,incrementou as características do produto, mudou o posicionamento em relação à marca, desde então, vem usando a estratégia de extensão de linha para o desenvolvimento da marca.
























Informações Gerais
Denominação Social: São Paulo Alpargatas S.A
Endereço Sede: Rua Funchal, 160, Vila Olímpia, São Paulo – SP
Website: HTTP://www.alpargatas.com.br
EstruturaAcionária.
A São Paulo Alpargatas S.A. é uma companhia de capital aberto, controlada pela Camargo Corrêa S.A. Com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo desde 1913, possui 5 mil acionistas. As operações da Companhia são conduzidas pelas empresas São Paulo Alpargatas S.A., Amapoly Industria e Comercio Ltda. E Alpargatas USA, Inc. Sem ligação societária, mas integrantes da Alpargatas, estãoa Spasaprev – sociedade de previdência privada dos funcionários da Companhia – e o Instituto Alpargatas de Responsabilidade Social. A São Paulo Alpargatas S.A. possui 22,2% do capital da Tavex Algodonera S.A., empresa espanhola do setor têxtil.

Historia da Empresa e contexto histórico

Tudo começou em 3 de abril de 1907. Vindo da Argentina, o escocês Robert Fraser associou-se a um grupo deinglês e começou a construir a Fabrica Brasileira de Alpargatas e Calçados no bairro da Mooca, em São Paulo. Logo no ano seguinte, a fábrica começou a produzir Alpargatas Roda, Lonas e Encerados.
O sucesso desses produtos foi imediato: as alpargatas mostraram-se perfeitas para colher café, porque não machucavam os grãos, e os encerados foram usados nos terrenos de secagem. Em 1909, a empresa mudouo nome para São Paulo Alpargatas Company S.A.

Anos 10
Começa a Primeira Guerra Mundial e a empresa enfrenta dificuldades em consequência do conflito. Para dificultar ainda mais, a gripe espanhola chega à cidade de São Paulo, deixando metade da fábrica de cama.




Anos 20
No final da década vem à turbulência com a superprodução de café e a queda da bolsa de Nova York obriga a empresa aparar de produzir alpargatas, um dos calçados mais baratos do país.

Anos 30
Momentos de instabilidade e violência varrem o pais. Getulio Vargas assume o governo provisório. Empresas atolam-se em dividas e a Alpargatas, numa arriscada manobra de seus acionistas, conseguem prosprerar. Durante todo esse tempo, a empresa obtém apoio de seus funcionários, que lutam por ela.

Anos 40
A empresavolta a produzir alpargatas e adota o seu nome definitivo: São Paulo Alpargatas S.A.
Em 1941, assume um passo importante em favor de seus funcionários, concedendo abono de Natal. Logo passou a beneficiar-lhes os domingos e feriados não trabalhados, anos antes desses benefícios serem determinados por lei.
Em 1942,o Brasil entra para a Segunda Guerra Mundial. Faltavam alimentos e combustível e asociedade vive uma grande inquietação, mas a empresa consegue a proeza de crescer em meios à adversidade. Quando a guerra termina, a Alpargatas lança o Brim Coringa, com o qual o Brasil produz sua primeira calça Jeans, a Rodeio.

Anos 50
Com o lançamento do tênis Conga e modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era de calçados no Brasil. A empresa lança ainda a Lona Sempreviva. Opresidente Juscelino Kubitscheck dá inicio à construção da nova capital brasileira e os trabalhadores que erguem Brasília usam Sete Vidas. Na Suécia, a Seleção Brasileira de Futebol traz para o Brasil o primeiro titulo de campeão da Copa do Mundo. As transmissões pioneiras dos jogos são feitas pela Rádio Bandeirantes e têm patrocínio da Alpargatas.



Visão
Ser uma empresa global de marcas...
tracking img