Bancodadosi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios Capítulo 7

7.16 – Considere o seguinte conjunto de requisitos para um banco de dados UNIVERSIDADE, que é usado para registrar os históricos dos alunos. Este é semelhante, mas não idêntico, ao banco de dados mostrado na figura 1.2: a. A universidade registrar o nome, número de aluno, número do CPF, endereço atual e com seu número de telefone fixo, endereço permanente com seu númerode telefone fixo, data de nascimento, sexo, turma (novato, segundo ano, ..., formado), departamento principal, departamento secundário (se houver) e programa de formação (graduação, mestrado..., doutorado) de cada aluno. Algumas aplicações do usuário precisam se referir à cidade, estado e CEP do endereço permanente do aluno e ao sobrenome do aluno. O número do CPF e o número de aluno possuemvalores exclusivos para cada um deles. b. Cada departamento é descrito por um nome, código de departamento, número de escritório, número de telefone comercial e faculdade. Nome e código possuem valores exclusivos para cada departamento. c. Cada disciplina tem um nome, descrição, número de disciplina, número de horas por semestre, nível e departamento que oferece. O valor do número da disciplina éexclusivo para cada uma delas. d. Cada turma tem um professor, semestre, ano, disciplina e número de turma. O número de turma distingue as turmas da mesma disciplina que são lecionadas durante o mesmo semestre/ano; seus valores são 1,2,3,..., até o número de turmas lecionadas durante cada semestre. e. Um relatório de notas tem um aluno, turma, nota com letra e nota numérica (0 A 10). Projete um esquemaER para essa aplicação e desenhe um diagrama ER para o esquema. Especifique os atributos de chave de cada tipo de entidade, e as restrições estruturais sobre cada tipo de relacionamento. Observe quaisquer requisitos não especificados e faça suposições apropriadas para tornar a especificação completa.

7.17 – Atributos compostos e multivalorados podem ser aninhados para qualquer número deníveis. Suponha que queiramos projetar um atributo para um tipo de entidade ALUNO a fim de registrar a formação acadêmica anterior. Esse atributo terá uma entrada para cada faculdade freqüentada anteriormente, e cada entrada desse tipo será composta de um nome de faculdade, datas de início e término, entradas de título (títulos concedidos nessa faculdade, se houver) e entradas de histórico (disciplinascompletadas nessa faculdade, se houver). Cada entrada de título contém o nome do título, o mês e o ano em que o título foi conferido, e cada entrada de histórico contém um nome de disciplina, semestre, ano e turma. Crie um atributo para manter essa informação. Use as convenções da figura 7.5.

7.18 – Mostre um projeto alternativo para o atributo descrito no exercício 7.17 que use apenas tipos deentidade (incluindo tipos de entidade fraca, se for preciso) e tipos de relacionamento. 7.19 – Considere o diagrama ER da figura 7.20, que mostra um esquema simplificado para um sistema de reserva aérea. Extraia do diagrama ER os requisitos e restrições que produziram esse esquema. Tente ser o mais preciso possível em sua especificação de requisitos e restrições.

7.21 – Projete um esquema ERpara registrar informações sobre votos realizados no Congresso Nacional durante a sessão atual de dois anos no congresso. O banco de dados precisa registrar cada nome de ESTADO do Brasil (por exemplo, ‘São Paulo’, ‘Rio de Janeiro’, ‘ Porto Alegre’) e incluir a Regiao do estado (cujo domínio é {‘Nordeste’, ‘Centro-oeste’, ‘Sudeste’, ‘Sul’, ‘Norte’}). Cada CONGRESSISTA no Congresso Nacional édescrito por seu Nome, mais o Estado representado, a Data_inicio em que o congressista foi eleito pela primeira vez e o Partido político ao qual ele ou ela pertence (cujo domínio é {‘Oposição’, ‘Aliados’, ‘Independente’, ‘Outro’}). O banco de dados registra cada PROJETO_LEI (ou seja, lei proposta), incluindo o Nome_proj, a Data_votacao sobre a lei, se a lei passou_ou_falhou (cujo domínio é {‘Sim’,...
tracking img