Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Handebol – Regras básicas e fundamentos
O Handebol  ainda é um esporte pouco praticado no Brasil quando comparado ao vôlei ou ao futebol. Dentre a diferença mais sutil entre o futebol e o handebol, se dá no fato de que o handebol é jogado com as mãos. Ele é um esporte com bola em que dois times disputam quem faz mais gols. Conheça um pouco mais sobre esse esporte, suas regras básicas efundamentos.
Regras básicas do Handebol
- Para que o jogo ocorra, é necessário que se forme duas equipes com 07 jogadores cada. No Handebol também existe um goleiro, e este é o único que pode relar o pé na bola, já os outros jogadores sempre devem pegar a bola, quicá-la no chão e arremessá-la.
   
- Uma partida de handebol tem duração de 60 minutos, sendo que após os primeiros 30 minutos tem-se umintervalo de 10 minutos.
- Para atrapalhar o andamento de outro jogador, é permitido utilizar o tronco, mas nunca as mãos ou os braços.
- Não é permitido pegar a bola ou partir com agressões contra os adversários, a bola somente pode ser pega com as mãos abertas.
- Os gols são válidos somente se a bola passar totalmente a linha do gol.
- Quando a bola sai pela lateral, faz-se o tiro lateral noqual o jogador coloca um dos pés na linha da quadra e, arremessa a bola para dar continuidade ao jogo. No momento do tiro lateral, os adversários devem estar a 3 metros da marca da linha.
- No caso de qualquer lance feito infringindo as regras, a cobrança é feita no mesmo lugar onde ocorreu a infração. Neste momento, o time oposto deve formar uma barreira com no mínimo 3 metros de distância de ondeserá cobrado o lançamento.
- O tiro de sete metros é feito quando ocorre alguma falta sobre um atacante no momento em que ele iria realizar um gol e se comete uma falta nele. Assim, o arremesso deve ser realizado após o apito do árbitro e com os pés posicionados antes da linha dos sete metros.
Fundamentos do Handebol
Recepção: Momento em que o jogador recebe a bola durante o jogo;
Passe: Açãode lançar a bola para outro companheiro do time. O passe e a recepção são técnicas que os jogadores usam para preparar uma finalização, ou seja, para facilitar o gol;
Arremesso: É o momento em que um jogador tenta realizar o gol;
Progressão: É a ação de correr pela quadra com a bola em mãos;
Drible: É quando um jogador quica a bola no chão quando está em movimento, sempre tentando manter odomínio sobre a bola. Mas, não é permitido permanecer com a bola em mãos por mais de 3 segundos ou dar mais de 3 passos com ela;
Finta: É uma ação realizada pelo jogador, quando ele está com a bola nas mãos, com o objetivo de confundir o oponente, desviando sua atenção da bola.
O Handebol é um esporte baseado no britânico futebol, o qual se aprimorou as regras ao jogo que temos hoje. Foi adaptadopelo alemão Karl Schelenz e com o tempo foi sendo modificado em termos de regras, quantidade de pessoas por time e estratégias.
Karl Schelenz nasceu em Berlim e lá se tornou professor de educação física, por ser um famoso atleta, sua influência foi principal fator para a divulgação do handebol, esporte que ele desenvolveu ao analisar os outros esportes, em especial o futebol. Schenlenz estabeleceuentão uma regra contrária ao método de jogar futebol, onde o uso de mãos é a forma correta de jogar e não com os pés. Suas regras foram posteriormente legalizadas pela Federação Alemã de Ginástica.
Inicialmente o esporte era exclusivo para as mulheres, que reclamavam da dificuldade de se jogar com os pés, e as partidas contava com 11 moças disputando por uma bola de couro em campos cheios de matoe lama. Com o tempo o esporte alcançou o público masculino e a quantidade de jogadores por time diminuiu, ficando sete em casa equipe. Assim ocorreu a propagação do esporte por toda a Europa e em seguida pelo mundo inteiro, sendo necessário coordenar as normas do esporte. Surge então, em 1927 a Federação Internacional de Handebol Amador, com sede na Suíça e filiada hoje à 161 federações...
tracking img