Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que eu posso desenvolver praticando handebol?
Por ser um esporte que exige muita ação e movimentos rápidos, ele requer e desenvolve resistência física, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem. Normalmente, essas características são adquiridas na prática em “escolinhas”; na escola regular, entretanto, um pouco menos, porque a Educação Física abrange vários esportes e atividadescorporais, dedicando-se apenas temporariamente a cada modalidade esportiva. Além disso, a escola visa, antes, à formação geral do aluno do que à performance.
Aptidões físicas
Força: é necessário força nos membros inferiores (coxa, perna e pé) e superiores (braço e antebraço) para que as corridas e os lançamentos sejam realizados com eficiência.
Resistência: o praticante de handebol estáconstantemente se locomovendo, esteja no ataque ou no contra-ataque, o que requer resistência cárdio -respiratória durante o jogo.
Agilidade e velocidade: além da resistência, o jogador precisa realizar “piques” em velocidade, saindo rapidamente para o ataque, por exemplo, e também é necessária muita agilidade para manusear a bola enquanto corre, nos passes, nas recepções e nos arremessos.
Coordenaçãomotora: a mão apresenta inúmeras células nervosas, o que possibilita uma infinidade de movimentos. Por isso, o jogador de handebol deve buscar sempre uma melhor coordenação, juntamente com a movimentação dos saltos, dribles e arremessos. Noções de espaço, tempo e lateralidade: há vários tipos de passe, entre eles, o passe pronado, que requer noções de distância, força e trajeto da bola.
Aspectosafetivos e sociais
O handebol, assim como todo esporte ou jogo, possui a característica peculiar de desenvolver a socialização e traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade. O esporte tem a qualidade de desviar tensões nervosas e canalizar as energias para a intensa movimentação que o jogo requer.

Características cognitivas
Capacidade deanálise iniciativa ao precisar se decidir rapidamente por determinado movimento.
REGRAS 
Regras Específicas - são as regras que não necessitam o jogo estar em movimento para serem efetuadas. São as condições mínimas exigidas pela FIH ( Federação Internacional de Handebol), para que o jogo válido possa ser considerado oficial. 
• a quadra
• os times
• a bola
• duração da partida
• área de golQuadra de Handebol
A quadra é retangular com duas áreas, a medida da quadra é de 40 metros de comprimento e 20 de largura. A baliza é colocada ao centro da linha de fundo. Ela mede internamente 3 metros de comprimento e 2 metros de altura. As faixas pintadas na baliza medem 20 centímetros cada e as faixas pintadas nos ângulos superiores medem 28 centímetros. A área do gol é delimitada porsemicírculo de 6 metros de raio, desde o centro do gol. A linha do tiro livre é uma linha pontilhada determinada por um semicírculo com raio de 6 metros. As linhas pintadas são de 15 centímetros e o os espaços entre elas é de 15 centímetros. A linha de 7 metros constitui-se de uma linha de 1 metro de comprimento traçada à frente da baliza paralelamente a linha do gol, a uma distância de 7 metros. Adistância limite que o goleiro pode ir à cobrança de 7 metros é de 4 metros, é uma linha de 15 centímetros à frente do gol. A linha central une os pontos médios das linhas laterais. Todas as linhas fazem parte da área por elas delimitadas. Elas medem 5 centímetros de largura e devem ser nitidamente demarcadas. Com exceção das linhas laterais, de fundo e a linha do gol cuja medem 8 centímetros.|[pic] |

O Time
O time sempre deve manter sempre um goleiro no jogo. Cada time é composto por 14 jogadores, mas só 7 podem ficar na quadra. Os reservas podem entrar qualquer hora sem notificar a ninguém, desde que seja feita na área de substituição e que o...
tracking img