Origem da algebra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da Álgebra

I – Árabes

1.1 – A origem da Palavra “álgebra”

A palavra álgebra deriva da expressão árabe al-jabr (reunir, reorganizar), usada no título do livro al-jabr e al-muqabala, ou A arte de reunir desconhecidos para igualar uma quantidade conhecida, escrito no século IX por al-Khwarizmi, o mesmo matemático árabe que introduz o sistema decimal e os algarismos indianos noOcidente. Começa a ser usada na Europa para designar os sistemas de equações com uma ou mais incógnitas a partir do século XI, quando a obra de al-Khwarizmi é traduzida para o latim. Os problemas algébricos mais antigos hoje conhecidos datam do século XVII a.C. Estão registrados em um papiro descoberto em 1858 na cidade de Luxor, no Egito, por um antiquário escocês chamado Henry Rhind. Seus enunciadostêm a seguinte forma: "Ah, seu inteiro, seu sétimo, fazem 19". Em álgebra moderna, a expressão pode ser traduzida por: x + x/7 = 19. O número desconhecido, ou incógnita, é representado por um símbolo, neste caso o x, manipulado até seu valor ser determinado. O intervalo de tempo transcorrido entre a escrita do Papiro de Rhind e a elaboração desta forma de apresentar as equações algébricas (x +x/7 = 19) é de 34 séculos.

Página da álgebra de al-Khwarizmi (Hisab al-jabr w'al-muqabala),
(J. L. Espositio (ed) (1999).OxfordHistoryofIslam, Oxford University
Press, Oxford)

1.2 – A hegemonia Árabe
Os declínios da matemática grega, e do Império Romano, marcam o início da influência muçulmana.O início do calendário muçulmano coincide com o ano de 622. Ano em que profeta Maomé, fundador doislamismo, foge de Meca (na atual Arábia Saudita) dos seus adversários políticos e religiosos, e refugia-se na cidade que mais tarde seria denominada de Medina (Cidade do profeta). Maomé pregava o monoteísmo e os mandamentos que dizia lhe terem sido revelado pelo arcanjo Gabriel. Em Medina consegue o apoio de várias tribos árabes nômades e em 630 regressa e conquista Meca impondo a sua religião.Dois anos depois morre. Os sucessores do profeta, os califas, iniciam uma guerra santa, conquistando territórios com o intuito de divulgar o islamismo. Em menos de um século os muçulmanos conseguem conquistar um imenso território. Derrotaram os persas e os bizantinos e conquistaram rapidamente a Síria, para onde transferiram a capital (Damasco) do seu império, em 661, a Palestina, a Mesopotâmia, oEgito, Tunis e parte da Península Ibérica (711). Na Europa, foram detidos em Poitiers, em 732, mas conquistaram a Sicília e chegaram até a Índia em 1001. Acompanhando a expansão militar, os muçulmanos também criaram um verdadeiro império comercial, estabelecendo rotas comerciais entre o Mediterrâneo e o Oriente. Os povos conquistados foram integrados no império, mantendo alguns direitos quanto àmanutenção das suas culturas e religiões. Os muçulmanos encontraram nas regiões conquistadas uma cultura superior à deles assimilando-a. Na Síria e na Pérsia Sassadina, havia uma longa tradição científica e de tradução dos clássicos gregos, no caso da Síria, e da astronomia babilônica do período Selêucida, no caso da Pérsia. Durante o primeiro século do islamismo, maior parte dos matemáticos esábios em território muçulmano eram de outras religiões e escreviam numa língua diferente da árabe.

Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī

Um selo emitido em 6 de setembro de 1983 na União Soviética, comemora o 1200º aniversário de Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī (780d.c.-850 d.c.

Normalmenteconsidera-se a matemática árabe não como a matemática do povo árabe, mas a matemática escrita em árabe. Mas oárabe só passou a ser a língua oficial de todo o império islâmico, quando, em 762, o califa Abássida al-Mansur (754-775), transferiu a capital para Bagdade, cidade por ele criada. Tanto al-Mansur como o califa Harun ar-Rasid (786-809) promoveram o desenvolvimento das ciências da natureza e da matemática. Sob o reinado de ar-Rashid, que é retratado nos contos das "Mil e uma noites”, foi criada...
tracking img