Professores como intelectuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAGUÁ FAFIPAR
GIROUX, Henry A. “Os Professores como Intelectuais: Rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Artes Médicas, 1977 Porto Alegre.SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1. REPENSANDO A LINGUAGEM DA ESCOLA
Conversa-se pouco sobre as escolas e a democracia; e no atual cenário político se debate muito como as escolas teriam mais sucesso nasatisfação das necessidades industriais e contribuições para a produtividade econômica.
Infelizmente, o que acontece no momento é uma ênfase para que os estudantes dominem as ferramentas de leitura,sem que haja uma leitura crítica de mundo, não há mais a necessidade de desenvolver em todos os níveis de escolarização uma pedagogia radical preocupada com a alfabetização crítica e cidadania ativa,se deu lugar a uma pedagogia conservadora que enfatiza a técnica e a passividade. Explora-se uma preocupação central, como podemos tornar a escolarização significativa e crítica, sendo essa questãoextremamente desafiadora para o atual cenário que vivemos.
1.2. TEORIA E LINGUAGEM
Em termos Gerais, a noção de linguagem é avaliada por ser simples ou complexa, clara ou vaga, concreta ou abstrata.Esta análise é vítima de um erro teórico, reduzindo a linguagem a uma questão técnica. Mas, o real sentido da linguagem educacional deve ser compreendido como produto de uma estrutura teóricaespecífica, através das relações sociais, políticas e ideológicas para as quais aponta e as quais ela legitima. Qualquer teoria educacional que pretenda ser crítica e libertadora, isto é, que pretendafuncionar no interesse da compreensão crítica e ação autodeterminada, deve gerar um discurso que vá além da linguagem estabelecida da administração e conformidade, requerendo luta e compromisso a fim deque seja apropriado e compreendido.
1.3. GERAÇÃO DE UM NOVO DISCURSO
Ele deveria analisar e indicar os fracassos e as deficiências inerentes à visão tradicional da escolarização e revelar novas...
tracking img