Hall – estrutura organizacional : formas e impactos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hall – Estrutura Organizacional : formas e impactos
Estrutura Organizacional é a combinação das partes organizacionais.
Organizações possuem regras e procedimentos, e variam pelo grau no qual as pessoas e as unidades gozam de autonomia para a tomada de decisões.
As Organizações estruturais alteram-se continuamente, a medida que são influenciadas por grupos sucessivos de membros, pela interaçãoentre eles e pelas mudanças ambientais continuas.
A estrutura possui 3 elementos :
1. Complexidade (três aspectos: vertical referente ao grau de profundidade, horizontal referente a abrangência e geográfico referente a distribuição da organização)
2. Formalização, grau em que as regras e procedimentos são detalhados pela organização.
3. Centralização se refere a onde as decisões são tomadas.Estrutura organizacional, segundo Blau, implica em divisão do trabalho ( onde as pessoas recebem diferentes tarefas ou cargos ) e hierarquia. Em outras definições é dado destaque para as interações humanas(Sewell), o que mostra que as estruturas não são fixas.
Estruturas organizacionais executam 3 funções básicas:
1.produzir resultados e atingir metas ( sendo esta função a mais importante).2.regular a influencia das variações individuais nas organizações;
3. cenário onde o poder é exercido ou as decisões são tomadas
Ao contrario do que dizem muitos autores, existem estruturas múltiplas, não ha um padrão, podendo até existir diferenças organizacionais em unidades internacionais de uma empresa.
Formas estruturais, Weber e a burocracia no seu tipo ideal visando eficiência econfiabilidade, pois ela possui uma hierarquia, autoridade limitada, divisão do trabalho, e assim por diante. Já para Burns e Stalker o modelo de Weber é “mecânico” e o ideal seria um modelo orgânico, que não se baseia na hierarquia e sim em um controle de rede, em vez de especialização das tarefas, um ajuste continuo e uma redefinição de tarefas, e assim por diante.
A complexidade de uma organizaçãoinfluencia o comportamento dos membros, sobre os processos, sobre condições estruturais e sobre as relações. Ela também possui grande importância para a comunicação.
A complexidade é um dos primeiros aspectos que se tornam perceptíveis a uma pessoa que passa a fazer parte de qualquer organização, exceto a mais simples.
Organizações complexas contem muitas subpartes que exigem coordenação e controlee, quanto mais complexa uma organização, mais difícil atingir a coordenação e o controle.
O 3 elementos da complexidade são:
1. Diferenciação horizontal: refere-se ao modo com que as tarefas são subdivididas .Onde quanto maior o numero de ocupações e maior o período de treinamento exigido, mais complexa a organização .
2. Diferenciação vertical: referente ao numero de níveis hierárquicos,quanto maior o nível, maior a autoridade. Tanto a diferenciação horizontal como a vertical acarretam problemas de comunicação, controle e coordenação para as organizações.
3. Dispersão Geográfica: pode ser uma forma de diferenciação vertical ou horizontal. As atividades e o pessoal podem estar dispersos geograficamente por meio de separação de centros de poder ou das tarefas.
Organizações com poucacomplexidade horizontal, vertical ou geográfica podem sem facilmente identificadas.
Existe uma tendência de que as organizações fiquem cada vez mais complexas ao mesmo tempo em que uma maior complexidade aumenta as chances de existir problemas de coordenação e controle.
Lawrence e Lorsch empregaram o termo “diferenciação” ao invés de complexidade, constatando diferenças importantes entredepartamentos de uma mesma empresa.
Um alto grau de diferenciação relaciona-se a um ambiente altamente complexo e diferenciado.
A eficácia não é obtida através de um modelo organizacional.
A formalização: varia conforme a opinião de quem decide sobre os membros da organização. Ela pode capacitar os indivíduos, pois os procedimentos formalizados ajudam as pessoas a realizar seu trabalho, sendo ao...
tracking img