Analise das ferramentas de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DOS INDICADORES DE QUALIDADE DE DUAS
EMPRESAS DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Identificação da publicação
Revista P&D em Engenharia de Produção V. 07 N. 01 (2009) p. 64-75 , (Recebido em 02/12/2008. Aceito em 27/03/2009)
Rafael Carvalho de Miranda – Engenheiro de Produção mecânica – UNIFEI
Simone Rennó Diamantino - Engenheiro de Produção mecânica – UNIFEI
Objeto do Estudo:
Deacordo com o artigo estudado, temos como o principal foco, a analise nas ferramentas da qualidade, onde os autores do mesmo efetuaram um estudo descritivo e comparativo, demonstrando ao longo do mesmo, as mais diversas ferramentas utilizadas por duas empresas, sendo a primeira, uma montadora automotiva, e a segunda, uma fornecedora de autopeças. Ao decorrer da nossa resenha, poderemos descrever comofoi analisado os pontos fundamentais para a implementação, e evolução dos processos de qualidade em uma empresa. Sendo assim, tornando-se extremamente de uma didática de exuma importância para todos, e aplicáveis a empresas não só do setor automobilístico, mas para de todos os seguimentos.
Objetivo da pesquisa / Artigo:
Seguindo o método de raciocínio, dentro dos estudos realizados pelos autoresdo artigo, podemos constatar a busca pela analise das ferramentas de qualidade utilizadas pelas duas empresas citadas como exemplo, sendo essas, representadas como maneiras de buscar a qualidade no produto, a globalização das ferramentas dentro da empresa. Tais instrumentos da qualidade, visam nada mais que a melhoria do produto a ser apresentado e entregue ao cliente, analisando possíveis erros,fatores a serem melhorados, para somente então, realizar melhorias para se chegar a um produto cada vez mais próximo do esperado por todos, ou seja, um produto sem falhas, mais seguro, e com menos custo de mão de obra na hora do retrabalho. Isso tudo faz com que a empresa permaneça no mercado , elevando seu nome entre os clientes a um patamar aceitável, superior as outras empresas cuja preocupaçãocom a qualidade não seja tão respeitada quanto as empresas estudadas.
Método de pesquisa utilizado
Os autores em si, realizaram uma pesquisa detalhada em cada uma das empresas, os dois demonstraram ter total conhecimento dos processos qualitativos de ambas.
Tal estudo detalhou principais fases de estudo da qualidade das empresas, onde temos na montadora automobilística, três pilares principais, sendo eles:Qualidade inicial, qualidade a longo prazo e qualidade percebida,
Já a empresa fornecedora de autopeças, trabalha em cima dos quatro “RS”, sendo eles: reclamação dos clientes, refugo, retrabalho e reprova na inspeção final.
Para realização das pesquisas em cima das duas modalidades padrões de qualidade das empresas, foi detalhado as ferramentas inclusas nesses patamares.Relevância do artigo:
Deixando de lado as diferenças entre as duas empresas, como dimensões e processos de fabricação. Podemos constatar a importância citada pelo autor, na globalização das informações em ambas as empresas. Ou seja, as duas democratizam os resultados em seus quadros de avisos, tornando de total conhecimento de toda a empresa, os pontos fortes e fracos num aspecto geral. Seguindo esseponto, temos também a padronização de ferramentas de qualidade, estabelecidas pelas matrizes das empresas, sendo estes comuns a todas as plantas, seguidos com a mesma intenção de melhoria continua estabelecida por todos.
De acordo com o retratado, os problemas de qualidade encontrados no processo, alem de expostos nos quadros informativos dentro da fabrica, têm sua classificação, ou seja, gráficossão reportados a diretoria e a matrizes, tendo em sua mesma, a classificação dos problemas relevantes para a empresa, sendo esses remediados com medidas de solução para melhoria do produto. E alertas informativos, onde seguem um segundo plano, deixando claro a sua menor importância, não afetando a qualidade do produto.
Ficou bem claro, que todos temos a responsabilidade para com que, produzir...
tracking img