Analise ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE E APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO SERVIÇO DE FÔRMAS COMO AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO PARA PRODUÇÃO

Araújo, Luís Otávio Cocito de
Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, n. 271 CEP 05508 900 São Paulo SP Brasil. luis.araujo@poli.usp.br

Aquino, Janayna P. Resende de
Departamento de ConstruçãoCivil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, n. 271 CEP 05508 900 São Paulo SP Brasil.

Rotondaro, Roberto Gilioli
Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, n. 271 CEP 05508 900 São Paulo SP Brasil.

ABSTRACT A indústria da construção de edifícios nacional aindaapresenta elevados consumos de materiais e mão-de-obra no decorrer da execução dos serviços. A vigência deste quadro pode ser atribuída a um conjunto de fatores organizacionais, gerenciais, tecnológicos, culturais e humanos. Contudo, uma parcela considerável das deficiências na produção se origina na carência de metodologias adequadas para o planejamento da produção. Este artigo analisa a aplicação deferramentas gerenciais da qualidade no microplanejamento dos serviços de concretagem, a fim de antecipar potenciais falhas no processo e priorizar as ações em função da ocorrência, gravidade e facilidade de detecção das falhas, subsidiando a elaboração de um plano de ações. O estudo revela que as ferramentas da qualidade podem auxiliar sobremaneira a tomada de decisões em canteiros de obras.Palavras chaves: ferramentas da qualidade, FMEA, FTA, fôrmas. 1. INTRODUÇÃO Este trabalho estuda a aplicação de ferramentas e técnicas gerenciais, tais como brainstormings (DELLARETTI, 1996), Diagramas de Pareto (SHIBA et. al, 1997), a FTA (Fault Tree Analysis – Análise da Árvore de Falha (HELMAN e ANDERY, 1996)) e a FMEA (Failure Modes and Effects Analysis – Análise dos Modos e Efeitos de Falhas
1 (FREITAS e COLOSIMO, 1997)) no planejamento para produção (microplanejamento) do serviço de fôrmas (que compõe, juntamente com os serviços de armação e concretagem, a execução de estruturas de concreto armado) com o intuito de analisar sua adequação. As ferramentas citadas podem facilitar a operacionalização do microplanejamento do referido serviço, tornando-se eficazes instrumentos de suporte àtomada de decisões por parte do pessoal de obra, uma vez que: permitem antecipar eventuais falhas, de modo a planejar a execução de cada serviço de forma ótima; permitem ações preventivas e corretivas nos processos, de modo a reduzir a variabilidade; podem integrar os procedimentos gerenciais da empresa durante a implementação de um sistema da qualidade; possibilitam introduzir a melhoria contínuano processo de execução das estruturas de concreto armado, envolvendo a produtividade dos serviços e da mão-de-obra e o controle da qualidade. Justifica-se ainda o uso destas ferramentas diante da facilidade da aplicação prática por parte dos gestores de obras. Adicionalmente, as ferramentas indicam - por meio de ponderações - quais ações devem ser priorizadas pela gerência da obra, em função dafacilidade de atuação, da gravidade da falha e dos efeitos produzidos. Vê-se, portanto, que um planejamento desenvolvido segundo as proposições supracitadas, possa constituir um meio para minimização de custos ou como caminho para a busca da qualidade e produtividade dos processos. 2. MÉTODO EMPREGADO O objeto de estudo diz respeito ao serviço de montagem e desmontagem de fôrmas de pilares, vigase lajes de um edifício genérico de múltiplos pavimentos, com estrutura reticulada de concreto armado. O método empregado no estudo contempla a aplicação integrada de quatro ferramentas gerenciais, com o intuito de permitir a antecipação de falhas que poderiam comprometer o microplanejamento do serviço. A seguir, descreve-se brevemente o método utilizado:


realização de um brainstorming...
tracking img