Gurus da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 3 – Os gurus da qualidade
3.1- AS BASES DO CONHECIMENTO NA ÁREA DA QUALIDADE
A filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém. Claro é que podem ser lembrados outros especialistasalém dos que serão abordados, entretanto os citados adiante podem ser considerados como referências obrigatórias ao melhor entendimento do que hoje orienta a abordagem da qualidade. Este capítulo tratará, entre outros, dos seguintes estudiosos: Deming; Juran; Crosby; Feigenbaun; Ishikawa.

3.2- DEMING
É considerado um dos maiores expoentes na área da qualidade pela sua contribuição e o impactoque suas idéias causaram nas estratégias competitivas na segunda metade do século XX.

ADM 340 – Gerenciamento da Qualidade Total – prof. Clovis E Hegedus – 03/2004
aulaeam340_2004.003.doc direitos autorais reservados

Documento 03-2004 ADM 340 – Qualidade Total 05/03/2004

20

W. EDWARDS DEMING
Nascido em Sioux City, Iowa dia 14 de outubro de 1900, filho mais velho de uma família detrês irmãos, Deming precisou trabalhar em sua infância para auxiliar os pais, então fazendeiros em Wyoming. Sua mãe, Pluma Irene Edwards, havia estudado em São Francisco e tocava música e seu pai, William Albert Deming, havia estudado leis e matemática, enfatizavam a importância dos estudos e assim Deming teve oportunidade de estudar, entrando em 1917 para a Universidade do Wyoming em Laramie,formandose em 1921 em engenharia elétrica, obteve o título de mestre em 1925 na Universidade do Colorado, em 1928 o doutoramento em Yale, ambos em matemática e física matemática. Trabalhou em alguns verões na Western Electric Company, atuou como professor na Universidade do Colorado e em Yale, e desde 1927 no Departamento de Agricultura Norte Americano, sendo posteriormente transferido para o Serviço deCenso Norte Americano, desenvolveu diversas abordagens estatísticas na área. Convidado pela JUSE em 1950 após o lançamento de seu livro no Japão “Elementary principles of quality control and statistics”, realizou 11 viagens ao Japão no período, sendo considerado um dos marcos no processo de melhoria da qualidade daquele país. Seu envolvimento com a qualidade se deu trabalhando com Walter Shewart.Acreditando que a qualidade dependia do envolvimento da alta administração, encontrou receptividade dos dirigentes japoneses em suas propostas. A ele é atribuído o mérito de ser o grande divulgador das idéias da qualidade junto aos japoneses. Faleceu em 1994.

A visão básica de Deming, e seu enfoque principal é em r elação ao controle do processo através de métodos estatísticos, sendo oinspirador da JUSE para que os métodos estatísticos fossem largamente aplicados na indústria japonesa. Em 1950, num ciclo de palestras dadas no Japão propôs alguns conceitos que se tornaram básicos para o desenvolvimento das mais modernas idéias da qualidade. Esses conceitos estão mostrados nas figuras 3.2 e 3.3. Algumas das afirmações feitas por Deming ilustram suas idéias: "O fato é que a teoriaestatística tem mudado os hábitos em quase todas as coisas que o homem faz" (1955). "Qualidade pode ser a tarefa de qualquer um em uma empresa, mas ninguém pode tomar parte eficientemente em um programa para a qualidade sem regras para ações, que não sejam baseadas na aplicação de técnicas estatísticas" (1971). "O propósito aqui é chamar a atenção dos especialistas em leis, tráfego, gerenciamento,administração e pesquisa de alguns pontos negligenciados a respeito da maneira na qual os métodos estatísticos são usados em muitas áreas" (1960). Deming traçou sua estratégia de abordagem em relação à qualidade em cima do que ele definiu posteriormente como 14 pontos, ou etapas a serem seguidas, retiradas de seu livro "Qualidade: A revolução na Administração".
Documento 03-2004 ADM 340 – Qualidade...
tracking img