Auditoria ambiental

Auditoria Ambiental e Gestão Empresarial

Nas últimas duas décadas, foram desenvolvidos sistemas públicos de gestão ambiental e um acervo que inclui sistemas gerenciais, metodologias paracaracterizar a qualidade do meio ambiente, identificar agentes poluidores, analisar impactos ambientais, licenciar e fiscalizar as atividades produtivas, implantar equipamentos de controle e programas derecuperação ambiental.

Parte superior do formulário
 
A abertura do mercado brasileiro em vários segmentos a partir do final da década de 80, a busca do mercado externo por várias empresas, auxiliouno desenvolvimento de um cenário altamente competitivo. A agilidade, a inovação e a transparência são fatores fundamentais para as empresas se manterem competitivas neste mercado. Paralelamente a estecenário, a legislação ambiental brasileira está se ampliando para cobrir as lacunas existentes e se tornando mais restritiva no tocante ao controle dos impactos. Assim sendo, a incorporação davariável ambiental na gestão empresarial não é apenas um diferencial competitivo, mas uma questão de sobrevivência em longo prazo.
Nas últimas duas décadas, foram desenvolvidos sistemas públicos de gestãoambiental e um acervo que inclui sistemas gerenciais, metodologias para caracterizar a qualidade do meio ambiente, identificar agentes poluidores, analisar impactos ambientais, licenciar e fiscalizar asatividades produtivas, implantar equipamentos de controle e programas de recuperação ambiental.
Tudo isso identifica um amplo campo de conhecimento e um grande mercado de trabalho nos campos deengenharia, planejamento, energia e redução de emissões e efluentes industriais, mitigação de impactos e adaptação de projetos de investimentos.
[pic]
Esse campo de atuação de empresas e políticaspúblicas vem acarretando transformações nos processos produtivos, uma nova distribuição espacial das atividades, incremento de legislações e instrumentos de ação além do crescimento dos centros de...
tracking img