Os gurus de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

 
A filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém.
Citar outros “gurus” de qualidade tornaria o trabalho rico, contudo os abordados neste trabalho são referenciais nesteassunto. São eles:
*Armand V. Feigenbaum
*W. Edwards Deming
*Joseph M. Juran
*Philip B. Crosby,
*Kaoru Ishikawa
*Vicente Falconi

1-Armand V. Feigenbaum
Feigenbaum originou o conceito de controle de qualidade total em seu livro Controle da Qualidade Total. O livro foi traduzido para muitas línguas. O fundador e presidente da General System Co., uma empresa internacional deengenharia que projeta e implementa sistemas de qualidade total.Ele definiu Controle da Qualidade Total como segue:"Controle de qualidade total é um sistema eficaz para integrar o desenvolvimento da qualidade, manutenção da qualidade, e os esforços de melhoria da qualidade dos vários grupos em uma organização, de modo a permitir a produção e serviço aos níveis mais econômicos que permitem plena satisfaçãodo cliente."
Feigenbaum também é conhecido por seu conceito de " fábrica oculta ". Isso é que em cada fábrica certa proporção de sua capacidade é desperdiçada por não ficar bem à primeira. Feigenbaum citado uma figura de até 40% da capacidade da planta a ser desperdiçado. Na época isso era uma figura incrível, ainda hoje alguns gestores ainda estão a aprender que esta é uma figura não muito longeda verdade.
Elementos cruciais da Qualidade Total
Os elementos de qualidade total para permitir um foco no cliente totalmente (interna e externa) o conceito de controle da qualidade total: "um sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da manutenção da qualidade e dos esforços de melhoramento da qualidade dos diversos grupos numa organização, para permitir produtos eserviços mais econômicos que levem em conta a satisfação total do consumidor".

1. Qualidade é a percepção dos clientes de que é qualidade, não o que uma empresa pensa que é.
2. Qualidade e custo são os mesmo não diferentes.
3. A qualidade é um compromisso individual e da equipe.
4. Qualidade e inovação são interdependentes e mutuamente benéficas.
5. Gestão da Qualidade está agerir o negócio.
6. Qualidade é uma principal.
7. A qualidade não é uma correção temporária ou rápida, mas um processo contínuo de melhoria.
8. Produtividade obtida pelo investimento de qualidade custo-benefício comprovadamente benéfica.
9. Implementar Qualidade de fornecedores e clientes abrangentes no sistema.

2- W. Edwards Deming

Dr. W. Edwards Deming é conhecido como opai do renascimento industrial japonês após a segunda guerra mundial, bem como um dos gurus da qualidade nos Estados Unidos.Com a sua formação como estatístico, foi utilizado, durante a segunda guerra mundial para ajudar os Estados Unidos na melhoria dos seus materiais bélicos.
Após a segunda grande guerra, foi convidado pelo Japão, para ajudar a indústria japonesa.  A intenção era mudar apercepção de que o Japão somente produzia imitações baratas para uma nação que poderia produzir produtos inovadores e de qualidade.
Segundo Deming, se os japoneses seguissem as suas instruções, eles poderiam conseguir os seus objetivos em cinco anos.  Poucos acreditaram, mas decidiram aceitar o desafio e, para a surpresa do próprio Deming, conseguiram sucesso em quatro anos.Deming foi convidado a voltarao Japão várias vezes, sendo reverenciado de tal forma que, pelos seus esforços, foi agraciado, pelo Imperador Hiroito, com a Ordem Segunda do Tesouro Sagrado.
Os cientistas e engenheiros japoneses criaram o Prêmio Deming, concedido a organizações que aplicavam critérios rígidos de qualidade e desempenho.
A filosofia de negócios de Deming é resumida nos seus famosos "14 pontos".  Esses pontos...
tracking img