Gurus da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão das Organizações

Ano Lectivo
2010-2011

Tema:
Gurus da Qualidade

Trabalho realizado por:
Erica Silva

Professora: Luís de Soveral

2. Resumo do Trabalho

Este trabalho é no âmbito da disciplina “Gestão das Organizações ” leccionada pelo Professor Luís de Soveral, com o objectivo de nos orientar as diversas estratégias da qualidade que esta baseado em alguns estudiosos doassunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém.
Neste trabalho vou falar sobre os três gurus:
Joseph M. Juran
Juran, Joseph
3. Índice

1. Introdução………………………………………………………………………4
2. Desenvolvimento………………………............................................................53. A filosófia de Edwards DEMING ….…………………………………..….…7
4. Peter DRUCKER ................................................................................................9

5.JURAN, JOSEPH...............………………………………..................................11

6. Conclusão…………………………………………………………………….12
7. Bibliografia…………………………………………………………………….134. Introdução
Ainda que a gestão como processo de uso efetivo dos recursos disponíveis exista desde que os primeiros grupos sociais humanos se organizaram, o seu estudo sistematizado se inicia, praticamente, no meio do século XIX, o que muitas vezes tem sido erroneamente interpretado por muitos como sendo este o inicio da Administração como atividade Organizacional.
Se pensarmos que osurgimento da escrita na Suméria teve como propósito inicial atender as necessidades de controle sobre o Reino, bem próximo dos relatórios contábeis de nosso tempo, pode-se avaliar que as questões administrativas têm merecido um destaque significativo no contexto das atividades humanas. Em suma, não temos dúvidas que em qualquer subárea da teoria da gestão é possível encontrar ideias claras e coerentes. Oproblema está em descobrir a agulha (as lições dos verdadeiros gurus) do enorme palheiro de ideias ocas.


.

5. Desenvolvimento
A teoria de gestão tem mudado para melhor a forma como as pessoas trabalham. Num mundo em que algumas empresas são maiores do que países e que a maioria das pessoas passa mais tempo a trabalhar do que em casa com a família, pode dizer-se que a gestão tem umimpacte crescente sobre a vida das pessoas. Por isso, não pode ser ignorada. Há, no entanto, que tomar precauções quanto ao consumo exagerado de receitas prontas.
Enquanto os economistas e os cientistas têm de esperar décadas para verificar se as suas investigações tiveram algum efeito prático, as ideias dos gurus são testadas imediatamente. Até os mais influentes teorizadores da gestão admitem quea ciência ainda está longe de ser respeitável. Por isso, Peter Drucker, o mais famoso dos investigadores, não gosta que lhe chamem guru (quando o é, de facto). Teme poder ser confundido com charlatão. Até nos Estados Unidos as escolas de gestão ainda são olhadas com alguma desconfiança pelas outras ciências rivais.
Edwards DEMING - Nascido em 1900, faleceu em 1994. Deming introduziu a filosofiada qualidade total na indústria japonesa do pós-guerra juntamente com o colega Juran. Foi quase um deus para os gestores japoneses, que, em 1951, criaram um prémio de qualidade em sua homenagem (o Deming Prize). O seu conceito é simples, mas revolucionário: os níveis de variação da qualidade podem ser reduzidos se geridos através do controle estatístico. Deming elaborou no seu livro Out of Crisisos célebres 14 passos para a qualidade total.
Os 14 passos recomendados por Deming
1. Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço.
2. Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa.
3. Termine com a dependência da inspeção como via para a qualidade.
4. Minimize os custos com a seleção de um fornecedor preferencial.
5. Melhore de uma forma...
tracking img