Riscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
O Risco Eléctrico
A electricidade, por ter uma aparência passiva (não se vê, não se ouve, não tem cheiro) exige procedimentos técnicos e administrativos muito rigorosos e uma preparação adequada das pessoas para que saibam reconhecer e controlar os seus riscos potenciais.
Presente e invisível, o risco eléctrico é bem conhecido pelas consequências graves de que normalmente se revestem os seusefeitos.
Factores de Prevenção
Pode dizer-se que os princípios técnicos da prevenção são comuns a quase todos os tipos de utilização da electricidade. Os factores essenciais para uma eficaz prevenção dos riscos eléctricos são:
* A forma como as instalações são planeadas e utilizadas;
* O respeito das distâncias de segurança;
* O respeito das capacidades de carga dos circuitos;
* Asligações à terra de protecção;
* A utilização de aparelhos e equipamentos homologados;
* Uma manutenção cuidada;
* A formação das pessoas.
Avaliação Correcta do Risco Eléctrico
Para a avaliação correcta do risco eléctrico é importante saber identificar os mecanismos da electrização, isto é, o conjunto de parâmetros ou factores que podem contribuir para a concretização do acidente.Controlo Eficaz do Risco Eléctrico
O controlo eficaz do risco eléctrico implica uma atenção permanente ao estado das instalações e materiais, que devem ser objecto de verificações e manutenção periódicas, bem como à atitude das pessoas para a que a convivência com a presença da electricidade não conduza a uma diminuição do respeito pelas regras de segurança.
Causas de Acidentes
A imprudência ounegligência, que faz com que o risco eléctrico seja subestimado, é uma das frequentes causas directas dos acidentes eléctricos.
Equações do Risco Eléctrico
Lei de Ohm (1.ª Equação do Risco Eléctrico)
Lei de Ohm
Segundo a Lei de Ohm, uma das leis fundamentais da electrotecnia, sempre que um corpo condutor é sujeito a uma diferença de potencial (DU) entre dois pontos, é percorrido por umacorrente eléctrica (I), determinada pela seguinte relação:
I = DU/R
Cálculo da Intensidade da Corrente
Onde:
I – intensidade da corrente e exprime-se em Ampere (A);
DU – diferença de potencial entre os dois pontos de contacto e exprime-se em Volt (V);
R – resistência do corpo condutor e exprime-se em Ohm (W).
Aplicando a Lei de Ohm ao corpo humano, sempre que uma pessoa se encontra em contactocom dois pontos com potenciais eléctricos diferentes, é percorrido por uma corrente eléctrica.
Sabendo-se que a água é um bom condutor da electricidade e que o corpo humano tem na sua constituição 60 a 70 % de água, entende-se porque é que a electricidade representa um risco sério para o homem, o qual aumenta quando a pele está molhada.
Passagem da Corrente
Como a pessoa se encontra normalmenteem contacto com o potencial da terra (0 Volt, potencial eléctrico de referência), basta o contacto com uma peça com um potencial diferente para provocar a passagem da corrente.
Lei de Joule (2.ª Equação do Risco Eléctrico)
Efeito de Joule
O aparecimento de energia calorífica sobre um condutor percorrido por uma corrente eléctrica é conhecido por lei ou efeito de Joule.
Segundo o efeito deJoule, uma corrente eléctrica ao passar num condutor liberta uma quantidade de energia sob a forma de calor.
W = R I2 t
Onde:
R – resistência do condutor;
I – intensidade da corrente;
t – tempo de duração de passagem da corrente.
Se R é expresso em Ohm (W), I em Ampere (A) e t em segundos (s), obtém-se a quantidade de calor Q em Joule (J), unidade de trabalho, de energia e de quantidade decalor, definida pelo Sistema Internacional de Unidades (S.I.).
Como o Joule é uma unidade muito pequena, utilizam-se normalmente os seus múltiplos e, em certos casos (energia eléctrica), o kiloWatthora (kWh) que equivale a 3,6 × 106 Joule.
Queimaduras Electrotérmicas
Como a qualquer corpo condutor, o efeito de Joule aplica-se, também, ao corpo humano, sendo responsável pelas queimaduras provocadas...
tracking img