Risco

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
Riscos: Mensuração, Propensão e Gerenciamento.
Riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos ou de uma organização. É o conjunto de técnicas que visa reduzirao mínimos os efeitos das perdas seja ele, pessoais ou em empresas. Define-se como sendo “a possibilidade de ocorrência de evento para uma determinada situação esperada”. Em sua dissertação dedoutorado completada em 1921, sob o título Risk, uncertainty and profit, o economista Frank Knight foi o pioneiro em observar que risco e incerteza são manifestações da mesma força fundamental – aaleatoriedade -, á qual estão associadas situações de escolha. Seu trabalho diferenciava a incerteza mensurável da incerteza não mensurável. Essa diferença teve grande utilidade na tomada de decisões sobcondições de incerteza.
Assumir e gerenciar riscos são parte do que as empresas precisam para obter lucros e criar valor para os seus acionistas. Nas atividades empresariais que envolvem riscos, oempresário deve avaliar e mensurar os riscos envolvidos em determinada decisão e devem administrá-los com base em sua propensão.
Foi em 1955, quando teve início à mensuração de risco Henry Markowitz,apresentou sua dissertação de mestrado na qual utilizou modelos matemáticos para o cálculo do risco total de uma carteira de ativos. Mais sua dissertação quase foi rejeitada por Milton Friedman queparticipava da mesa julgadora. Aos poucos, economistas e bancos assumiram as rédeas do mercado financeiro (LUCHESI, 2005).
Por ser recorrente ou repetitivo um evento de risco deve permitir estimativasobre sua possível ocorrência e consequências, ao passo que os eventos de incerteza, por envolverem fatos não recorrentes, terão um alto grau de aleatoriedade. E foi com aceitação do axioma de que “énecessário medir para administrar”, consolidou a ideia de que, para se tiver utilidade nos negócios, um determinado evento de risco deve ser previsível em termos de probabilidade de ocorrência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos
  • riscos
  • Risco
  • RISCOS
  • riscos
  • Risco
  • Risco
  • RISCOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!