Guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra nos Bálcãs foi um conflito entre os anos de 1912 e 1913, com objetivo de expulsar os turcos otomanos da região, que dominavam a Macedônia, que pertenceria à Sérvia.Esta guerra ocorreu naregião da península balcânica. Ocorrem três guerras no Bálcãs, a primeira Guerra Balcânica ocorreu no ano de 1912, a Segunda e a Terceira Guerra Balcânica ocorreram no ano de 1913.Ocorreram antes dasduas guerras mundiais.
Tudo começou com a invasão da Europa pelo Império Otomano que expulsou e massacrou populações que já se encontravam naquela região a séculos. Durante séculos após tal invasão, osinvasores condenaram a população local remanescente a uma vida secundária e sob intensa hegemonia otomana.
E assim desencadeou na 1º Guerra Mundial, a formação chamada “pan-eslavismo”, que foi ummovimento que tinha em vista agregar as nações dos balcãs na chamada Grande Sérvia. O final da Primeira Guerra e o desmembramento do Império Áustro-Húngaro, resultou na unificação dos territórios daCroácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina com os da Sérvia e Montenegro. Nasce aí o chamado Reino da Sérvia, Croácia e Eslovênia. Durante a 2º Guerra Mundial, em 1941, a Yoguslávia assina um pacto de comURSS. A Alemanha, Itália, Hungria e Bulgária, invadiram a Yoguslávia, aproximando se da Croácia, que fazia oposição e desejava a separação, o que os levou a uma aproximação dos croatas com a Alemanha.Uma Guerra civil se estabeleceu na região. Os conflidos dos Bálcãs não foi apenas étnico, mais sim conflito político também. Havia, interesses econômicos e territoriais. Com o fim da 2º GuerraMundial, é proclamada a República Federativa da Yoguslávia, ligada ao bloco socialista. Até o início da década de 1990 foi mantida tal ordem, baseada em um pensamento unitário (de partido único),influenciado pelo stalisnismo. Ao longo dos anos foi produzida na região uma grande insatisfação popular, que explodiria durante a década de 1990. De fato, a pluralidade da unitária Iugoslávia deve ser levada...
tracking img