Polar e apolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa sobre Polar e Apolar
Em química, polaridade refere-se à separação das cargas elétricas fazendo com que moléculas ou grupo funcionais formem dipolos elétricos. Moléculas polares interagematravés de dipolos-dipolos (força intermolecular) ou ligações de hidrogênio. A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos, assim como a geometria molecular.Exemplificando, a molécula de água é polar pelo fato de que há um compartilhamento desigual dos elétrons entre o átomo oxigênio e os átomos de hidrogênio. Isso se deve porque os elétrons se concentram maissobre átomo de oxigênio, uma vez que ele é muito mais eletronegativo do que os de hidrogênio. Outro exemplo é o metano que é considerado apolar (antônimo de polar) porque o carbono compartilha oselétrons quase uniformemente com os hidrogênios, uma vez que a diferença de eletronegatividade é pouca. Polaridade influi em uma série de propriedades físicas e químicas como tensão superficial,solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição
Moléculas Polares
Um dos exemplos mais comuns de moléculas polares é a de açúcar, mais exatamente a sacarose, que éuma variedade de açúcar. Açúcares têm muitos grupos oxigênio-hidrogênio (-OH) e por isso são muito polares. Quando comparamos substâncias polares e apolares de massas molares parecidas, as moléculaspolares em geral têm um ponto de ebulição mais alto, isso se dá pelo fato de haver uma interação dipolo-dipolo entre as moléculas polares. Nas ligações de hidrogênio esse efeito é observado. Pelo fatoda natureza da molécula de água ser bastante polar, substâncias polares podem ser dissolvidas nela.
* Exemplo: A molécula de ácido fluorídrico, HF, é polar pela ligação entre o hidrogênio e oflúor — nesta ligação covalente os elétrons são mais deslocados para o átomo de flúor criando pólos na molécula.
* Exemplo: Na molécula de amônia, as três ligações N–H têm a mesma polaridade...
tracking img