Tsunamis e terremotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

A Terra teve o início de seu desenvolvimento a cerca de 4 bilhões de anos, uma imensa nuvem de poeira cósmica que girava ao redor do sol, aglomerou-se de uma forma lenta e gradual originando nosso planeta, com temperaturas muito elevadas e instáveis, onde não havia vida e água só no estado gasoso. Na superfície da terra ocorriam diversas erupções vulcânicas, deixando a crostaterrestre praticamente líquida. Durante milhões de anos houve grandes períodos de chuvas que inundaram a superfície da terra, as partes descobertas de terra deram origem a Pangéia. Com a presença de elementos químicos contidos na água associados às temperaturas elevadas propiciaram o começo do desenvolvimento na vida na terra. Desde lá o planeta vem se desenvolvendo e ainda continua sofrendotransformações, as placas terrestres sofrem continua movimentação e colisão, originando montanhas, novo assoalho oceânico, formação de rifters e fossas. As transformações mais importantes ocorrem devido à grande liberação interna de energia pela terra, ocorrendo em vários lugares do mundo, se refletindo em terremotos ou abalos sísmicos, tsunamis, vulcanismos. Algumas dessas transformações causammuitos prejuízos para a população como o tremor ocorrido no Japão em 2011, onde um tremor de 8,9 graus de magnitude na escala Richter no oceano Pacífico originou um tsunami com ondas de 10m de altura, destruindo parte do Japão, além de deslocar o eixo de rotação da terra e causar danos na estrutura geológica do país, onde várias regiões foram afundadas e se encontram abaixo do nível do mar.Nosso trabalho tem como objetivo explicar como ocorrem alguns desses eventos naturais como os terremotos e os tsunamis, para podermos entender como e onde eles se originam como atuam sobre o planeta, quais as consequências e suas características.











































Desenvolvimento:

• TSUNAMIS:

A água é uma das forçasmais poderosas do planeta, tem papel na formação da vida e na sua destruição, em forma de uma onda gigantesca conhecida como tsunami, possui uma grande quantidade de energia, força e velocidade, podendo cruzar oceanos em algumas horas, e destruir cidades inteiras e mais tudo em seu caminho.

Palavra tsunami é japonesa q significa onda de porto, “Tsunami é uma palavra japonesa que designa ondasgeradas em oceanos, mares, baías, lagos, a partir ou de movimentos sísmicos, ou de vulcanismo, ou de deslizamento de terra submarino, ou de impacto de meteorito, ou até de fenômenos meteorológicos” (BRYANT, 2001).

Tsunamis atingem o planeta a bilhões de anos, quando a terra se formou a lua estava bem mais perto e sua força gravitacional era bem mais forte gerando ondas imensas de mais de800m de altura que percorriam os oceanos primitivos.

As investigações sobre o que causam os tsunamis começaram a mais de 1000 anos nas ilhas do Japão, que é a região mais atingida por tsunamis no planeta, tendo o maior numero de registros de ocorrência desde 684 d.C.

Existe outra área que é muito atingida pelos tsunamis que é nas ilhas havaianas, mas lá poucos deles foram precedidos de umterremoto, então ali está instalado a maior estação de monitoramento de tsunami do mundo que foi criada em 1949, ela é conectada a uma rede de boias espalhadas no oceano pacífico, que monitoram mudanças do nível do mar e indicam qualquer aproximação de um tsunami em potencial. Em 1960 o maior terremoto registrado na costa do Chile com magnitude de 9,5 na escala Richter criou uma onda imensa quecruzou milhares de quilômetros do oceano pacifico em algumas horas atingindo as ilhas havaianas e o Japão, mas com o monitoramento da central de alerta da estação, a população foi avisada e ocorreram poucas mortes, mas as cidades ficaram destruídas. Foi a partir desse desastre natural que pela primeira vez que os cientistas puderam ver com exatidão como a intensidade de um terremoto submarino...
tracking img